Várzea Paulista conquista quatro novas viaturas para projetos Guardiã Maria da Penha e Patrulha Escolar

Veículos 0 km do modelo Renault Duster, modernos e bem equipados, integrarão o Guardiã Maria da Penha — projeto para combater crimes contra a mulher — e a Patrulha Escolar

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou, na manhã desta quarta-feira (19), a entrega de quatro novas viaturas, modernas e equipadas, para a GCM (Guarda Civil Municipal) — duas destinadas ao Projeto Guardiã Maria da Penha, parceria da GCM com o Ministério Público para o combate à violência contra a mulher no município, e duas para a Patrulha Escolar. Os veículos foram adquiridos graças a convênios com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Governo Federal, que disponibiliza investimentos em suas políticas de combate à violência contra a mulher e à violência no âmbito escolar. O evento ocorreu na sede da corporação.

Os carros, totalmente novos, arrojados e com recursos modernos, como câmeras, são do modelo Renault Duster. O investimento em cada veículo foi de R$ 147.900,00. A Prefeitura arcou com 1% do valor dos dois veículos para a Patrulha Escolar e aproximadamente 22% das viaturas para o Guardiã Maria da Penha, e os demais percentuais foram custeados pelo Governo Federal. A corporação passa a possuir 18 viaturas.

A gestora municipal de Segurança Pública, a coronel Carla Basson, lembrou a grande relevância dos programas, inclusive para combater o crescimento da violência contra a mulher no país. “São dois programas importantíssimos. O programa Guardiã Maria da Penha combate um dos crimes que mais crescem no Brasil: o da violência contra a mulher, por meio do feminicídio”.

Segundo a coronel, a administração municipal busca recursos estaduais e federais para ampliar sua capacidade de enfrentamento desses crimes. “A Prefeitura busca estar alinhada até mesmo com os planos nacionais de prevenção da criminalidade, para combater esses índices criminais e a violência que assolam o Brasil. Possuir equipamentos, viaturas, para poder fazer esse combate, com certeza minimiza esses crimes e a gente terá o reflexo na cidade”. Recursos novos e modernos são muito bem-vindos e necessários, na avaliação da gestora. “São viaturas que rodam, na sua maior parte, 24 horas, para poder atender a população. Então, é necessário renovar equipamentos e viaturas para cumprir essa tarefa. São viaturas modernas, com câmeras em todo o veículo, e atendem à demanda moderna da segurança”, explica Basson.

Trabalho conjunto pela segurança da cidade

O prefeito, professor Rodolfo Braga, comemorou as aquisições e enalteceu o trabalho feito pela Unidade Gestora Municipal de Segurança Pública como um todo e pela própria GCM em si. O mandatário elogiou a atuação da guarda municipal Aretusa Azevedo e da agente de gestão da unidade, Iris Nozakil, que estão sempre atentas aos convênios e conseguiram cadastrar a cidade nos programas pelos quais a cidade conquistou as viaturas.

Braga ainda fez questão de elogiar a atuação da GCM, que, na última terça-feira (13), por exemplo, conseguiu apreender drogas avaliadas em R$ 1 milhão, caso com repercussão nacional. “Agradeço a todos vocês o trabalho e o empenho. Muito obrigado pela excelência! Vocês fazem a diferença em nosso município e nosso efetivo é referência”, finalizou.

O vice-prefeito, João Paulo de Souza, reforçou que a segurança pública é uma clara prioridade do Governo Municipal, para que os resultados sejam cada vez mais positivos.  “Nossa obrigação é seguir sempre investindo. Há mais investimentos previstos na área de segurança pública.

Lembro tudo aquilo que já foi feito recentemente, como por exemplo, a convocação de novos guardas, por meio de concurso público, e todos os investimentos em equipamentos, armamentos e treinamento da GCM. Isso vem dando resultado, como todos aqueles que pudemos acompanhar por meio da grande mídia, como, por exemplo, Várzea Paulista ter alcançado a posição de sexta cidade mais segura do país (Anuário 2024 do ranking Cidades mais Seguras do Brasil, do ano passado). É um trabalho da Guarda Civil Municipal e, também, das Polícias Civil e Militar, e quem ganha é a população”, afirmou.

O comandante da GCM, Dejair Pellini, o gestor executivo municipal de Segurança Pública, João Pedro Cremaschi, e o subcomandante da corporação, Eder Ferreira da Silva, também estiveram presentes na entrega oficial.

Como denunciar?

A denúncia de crimes como, por exemplo, os ocorridos nas escolas ou contra a mulher, de forma não presencial, pode ser feita de forma anônima, 24 horas por dia, pelos canais: aplicativo Está Acontecendo, criado pela GCM (Guarda Civil Municipal) para deixar o processo mais ágil (disponível no Android e iOS), ou os telefones: 153 (GCM); 180 (Disque Denúncia); 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).  

O atendimento presencial na Delegacia também é feito 24 horas por dia, na Avenida José Rabelo Portela, 417 — Jardim Maria de Fátima.