Palestra sobre atuação com postura acolhedora motiva profissionais da Rede Municipal de Educação

Professora e palestrante Ana Melo inspira professores, cuidadores e gestores escolares a enxergarem a educação como uma verdadeira oportunidade de transformar a vida dos alunos, com carinho, atenção e atitude.

Uma palestra de acolhimento proporcionou momentos de aprendizado e inspiração para aproximadamente 700 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Várzea Paulista, no Espaço LED’s. A experiente educadora e palestrante Ana Melo, da Maestro Educação, abordou o tema “Prática Profissional: Como Atuar com Postura Acolhedora” para professores, gestores educacionais e cuidadores, que compareceram em seu contraturno. O encontro, promovido pela Unidade Gestora Municipal de Educação, foi uma cortesia da Maestro, realizado em parceria com a Fundação Siemens.

Melo demonstrou muita gratidão pelo acolhimento recebido desde sua chegada à cidade e fez questão de destacar o quão positiva pode ser uma postura educacional verdadeiramente acolhedora, preocupada com as necessidades dos alunos e focada no cuidado com cada uma das vidas que começam a se formar na sala de aula. “Educar é gerar possibilidades para vidas que talvez não tivessem essa chance de existir”, enfatizou.

Para ilustrar a importância da prática profissional docente, a educadora trouxe um famoso pensamento do teólogo Leonardo Boff, por quem tem grande admiração: “Cuidar é mais que um ato. É uma atitude. Abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilização e envolvimento afetivo com o outro.” Complementando a reflexão, Melo ressaltou: “Esse cuidado não é algo mecânico, vem de dentro.”

Novos passos

A gestora municipal de Educação, Magali de Souza, elogiou a trajetória profissional de Ana Melo e anunciou que a Maestro Educação firmou uma parceria com a Unidade Gestora de Educação para atuar na Rede Municipal. “A Maestro firmou parceria com a Prefeitura para o projeto Conexões, voltado às escolas do Ensino Fundamental da Região Norte. Começaremos por lá, com o objetivo de expandir para outras escolas”, declarou.

Ana Melo é educadora há 35 anos, tendo atuado como voluntária em projetos assistenciais contra a dependência química e em ONGs (organizações não governamentais), desenvolvendo oficinas e palestras. Além disso, é palestrante e assessora educacional da Maestro Educação. Já exerceu a docência no magistério — formação de professores — na Rede Estadual de Ensino da Bahia.

A educadora também integra a Comissão de Governança da Escrita do Currículo no município de Ilhéus (Bahia), é gestora escolar e palestrante da Editora FTD. Melo é especialista em Gestão, Liderança e Inovação pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e conduz o canal Educação para o Pensamento — Ana Melo Educação, no YouTube.