Prefeituras de Várzea Paulista e Jundiaí atendem famílias e desmobilizam abrigo emergencial

Famílias que utilizavam o abrigo emergencial foram realocadas; município prepara ações estratégicas para novas demandas.

Após o acolhimento das famílias afetadas pelas fortes chuvas de dezembro, a Prefeitura de Várzea Paulista concluiu a reacomodação das famílias atingidas. Das 58 famílias, 18 estão recebendo o auxílio-aluguel, enquanto as demais optaram por residir em casas de parentes, amigos ou imóveis alugados sem solicitar o benefício. Todas seguem sendo acompanhadas pelos serviços sociais.

Durante esse período, as administrações garantiram apoio contínuo, com acompanhamento do Serviço Social e a permanência das famílias cadastradas no CRAS. Com o término dessa etapa e o retorno das aulas, a gestão do abrigo emergencial montado na EMEB Luzia Francisca foi transferida para Jundiaí, liberando o espaço escolar para suas atividades regulares.

Como parte de seu plano de contingência, a Prefeitura de Várzea deixará o ginásio do Jardim Promeca como local alternativo para acolhimento em caso de novas emergências.

Ações integradas e estratégicas

Desde o desastre, as Prefeituras tem trabalhado de forma integrada com o Governo Estadual. Reuniões conjuntas vêm sendo realizadas para tratar medidas emergenciais, levantamento de áreas de risco e estratégias de atendimento territorial.

O objetivo é unir forças para atender as demandas de forma eficiente e garantir o suporte necessário às famílias afetadas, através das diferentes esferas de governo em busca de soluções efetivas para a região.