Prefeitura de Várzea Paulista avança em ações integradas com Jundiaí e Governo do Estado para o desenvolvimento de soluções urbanísticas e sociais na Vila Real e Ivoturucaia

Encontro realizado na quarta-feira (08), também contou com uma visita de campo as áreas afetadas pelas chuvas

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Governo e Administração, com apoio da Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação e do Escritório Técnico de Projetos da RMJ (Região Metropolitana de Jundiaí), realizou nesta segunda-feira (08) uma reunião estratégica com representantes da Prefeitura de Jundiaí, do Governo do Estado e do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

O encontro, mediado pelo subsecretário estadual de desenvolvimento urbano, José Police Neto, teve por objetivo uma discussão regional para o desenvolvimento de projetos estratégicos de enfrentamento aos desafios sociais e urbanísticos das áreas atingidas pelas chuvas nos bairros Vila Real e Ivoturucaia.

Ações integradas entre municípios e Estado

O Escritório Técnico de Projetos da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), é uma equipe formada por técnicos indicados pelas setes prefeituras que compõe o aglomerado, que, realizam uma força-tarefa estruturada em conjunto com o Governo Estadual e com membros do CDHU.

No núcleo do escritório, estiveram presentes, além de Police Neto, o gestor executivo de Governo e Administração, Frederick Merten, o superintendente de obras do CDHU, Antônio Carlos Trevisani, o líder do núcleo de obras da região de Campinas do CDHU, Carlos Alberto Alvin, e técnicos das prefeituras de Várzea Paulista, Jundiaí e Campo Limpo Paulista.

Defesas Civis em campo

Paralelamente à reunião, as Defesas Civis de Várzea Paulista, Jundiaí e do Governo do Estado foram a campo na área afetada. As equipes levantaram informações territoriais detalhadas e realizaram avaliações de áreas de risco, buscando identificar as intervenções emergenciais necessárias para garantir a segurança dos moradores. O especialista ambiental do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), Eduardo de Andrade, foi quem mediou a reunião realizada antes das equipes irem a campo e determinou ações a serem tomadas. O objetivo foi delimitar as áreas dos municípios e estruturar soluções emergenciais que a Defesa Civil de cada município deve tomar, levando em consideração cada realidade.

A visita de campo foi liderada pelo coordenador da Defesa Civil varzina, Cristiano Vargas e pelo Coronel Gimenez, da Defesa Civil de Jundiaí. O gestor executivo de Desenvolvimento Social, Leandro Marques também acompanhou a visita técnica, além de membros do FUMAS de Jundiaí e da assistência social das duas cidades.

O objetivo é unir forças entre todas as esferas do poder público para encontrar soluções efetivas para os problemas enfrentados pela população da região.