Ecoponto é a opção correta para o descarte de materiais

Não deixe entulhos pelas ruas da cidade! Serviço é gratuito e funciona de segunda a sábado

Com as festas de fim de ano, muitas pessoas reformam suas casas ou compram móveis novos. E aí surge a dúvida: o que fazer com o entulho? Em Várzea Paulista, a população pode levar gratuitamente os materiais ao Ecoponto, que recebe diversos itens, como materiais de construção, entulho, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis em geral.

Nesta sexta-feira (03), a movimentação no local estava intensa. O morador do Parque Guarani, Antônio Bueno, fez uma reforma em casa e foi levar os entulhos ao Ecoponto. “Sempre trago os restos de construção aqui. Já trabalhei com reciclagem e sei o quanto é importante fazer o descarte correto”, contou ele.

Já a família Muniz, da Vila Popular, foi realizar o descarte do antigo guarda-roupa. Caio, acompanhado da esposa Tatiana e da pequena Ana Beatriz, de 3 anos, informou que já levaram outros móveis ao Ecoponto. “Já trouxemos nosso antigo sofá. Desmontamos e descartamos aqui. É muito tranquilo utilizar o serviço”, afirmou Caio.

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h; aos sábados, das 8h às 13h.

O que é permitido ser entregue?

Pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco, telhas de cerâmica, gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os televisores e monitores com tubo de imagem só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

É permitido que cada munícipe leve até 1 metro cúbico de entulho por mês. O volume é significativo, pois uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

O gesso acartonado (placas) deve ser separado de outras peças ou do material em pó. Não há limites para o recebimento do gesso.

O que não é permitido?

Pilhas, colas, óleos, tintas, tecidos, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, animais mortos, produtos químicos, materiais orgânicos, materiais contaminados. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é o da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente: 4606-8673. As chamadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.