Cuidado com e-mails falsos: mensagens fraudulentas em nome da Prefeitura podem expor usuários a riscos digitais
A Prefeitura de Várzea Paulista vem alertar a população sobre um golpe envolvendo e-mails falsos que estão sendo enviados indevidamente em nome da administração municipal.
Os golpistas estão utilizando um endereço de e-mail que começa com informativo@, mas o domínio que aparece após o “@” é composto por uma série de letras aleatórias e números, diferente do domínio oficial da Prefeitura, que é @varzeapaulista.sp.gov.br.
No corpo do e-mail falso, os remetentes alegam representar a Prefeitura e citam um suposto gestor chamado José Carlos, que não faz parte de nenhuma Unidade Gestora da administração municipal. A mensagem informa sobre supostos problemas relacionados à regularização de alvarás e afirma pertencer à “Divisão de Licenciamento de Urbanismo e Obras”.
Ainda no e-mail, há um link para clicar, que direciona o destinatário a uma página com aparência contábil. Clicar neste link pode expor o usuário a riscos de invasão ou roubo de dados pessoais, além de possíveis prejuízos financeiros.
Como identificar um e-mail oficial?
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante observar alguns detalhes:
- E-mails oficiais da Prefeitura sempre utilizam o domínio @varzeapaulista.sp.gov.br.
- O e-mail oficial da Unidade de Urbanismo e Habitação é urb.hab@varzeapaulista.sp.gov.br.
- A Prefeitura não solicita ações por e-mail sem contato prévio oficial.
O que fazer ao receber mensagens suspeitas?
Caso receba um e-mail que mencione a Prefeitura de Várzea Paulista e tenha dúvidas sobre sua autenticidade:
1. Não clique em links desconhecidos;
2. Entre em contato com a Unidade Gestora de Urbanismo e Habitação para confirmar a veracidade das informações. O telefone oficial é (11) 4606-8660;
3. Se o e-mail falso já tiver sido clicado ou causado algum dano, procure ajuda técnica e, se necessário, registre um boletim de ocorrência.
A Prefeitura reforça que todas as informações e comunicações oficiais são divulgadas pelos canais legítimos da administração pública.