Centro de Convivência da Pessoa Idosa percebeu a necessidade dos participantes e trouxe a psicóloga Dra. Neide Giuriati, para conversar sobre saúde mental

A manhã desta terça-feira (12) foi bastante interativa e instrutiva para os participantes do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) Lydia Mojola Gut. O órgão promoveu, no auditório da Praça CEU de Várzea Paulista, uma roda de conversa sobre o tema Ansiedade na Terceira Idade. A psicóloga clínica Dra. Neide Lúcia Batista Giuriati, que atua há 30 anos e é habituada a lidar com essa questão, conduziu o encontro, voluntariamente.

A atividade foi bastante interativa e permitiu diversos momentos de autoconhecimento e saúde preventiva. “Algumas pessoas de nosso grupo sabem e fazem tratamento para isso. Mas há outras que, pelo que estou percebendo, estão se descobrindo agora, com a explicação dada pela profissional”, afirma a coordenadora do CCPI, Maria Morassutti.
De acordo com a administradora, a necessidade de abordar o tema foi levantada pelos participantes das oficinas realizadas pelo CCPI. “Apuramos com eles, um tempo atrás, o que gostariam de ouvir e, nos grupos de convivência, foi levantado o assunto da saúde mental”, explica.


A psicóloga deu várias dicas práticas para o enfrentamento da ansiedade, como fazer atividades realmente prazerosas. “Às vezes, eu quero pegar minhas coisas de bordar, e bordo o dia inteiro, por exemplo. E fico bastante aliviada. Procurem fazer o que vocês gostam”, declarou Giurati.
Como aproveitar as oportunidades do CCPI


As oficinas ofertadas — como as de dança e artesanato, por exemplo — têm como público-alvo as pessoas varzinas de 60 anos ou mais, de ambos os sexos. As vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais perto de casa, com RG, CPF e comprovante de endereço na cidade. À medida que há vagas disponíveis, as pessoas idosas são contatadas.
Os Crass funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8 às 17 horas. Confira os endereços para cadastro:
- Cras Oeste: Avenida Bertioga, 781 — Vila Tupi;
- Cras Central: Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar;
- Cras Norte: Rua Capivari, 405 — Vila Real.