Caminhada celebra o encerramento do Mês do Idoso

Participantes do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) reivindicaram seus direitos pelas ruas da cidade

Em meio às ações voltadas para a comemoração do Mês do Idoso, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a Caminhada da Pessoa Idosa. Os participantes do CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) saíram do Ginásio Ayrton Senna e seguiram até a Avenida Bertioga.

Reivindicando seus direitos, os idosos levaram cartazes com mensagens pedindo respeito e qualidade de vida. A moradora Regina Monegato, do bairro Santa Terezinha, lembrou da importância de ações como essa: “Temos o direito de envelhecer com qualidade de vida, com saúde e com voz! E essa é a ideia da caminhada. Agradeço muito a toda a equipe do CCPI que nos dá essa autonomia”, afirmou.

O gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, reforçou o valor do trabalho que o CCPI realiza há dois anos para garantir um atendimento acolhedor aos idosos de Várzea Paulista. “O CCPI foi criado pensando no tratamento de humanização, de acolhimento com todos eles. Quando criamos políticas públicas para as pessoas idosas, estamos legislando em causa própria, pois, se tivermos sorte, também vamos envelhecer. Nosso objetivo é sempre entregar um serviço de qualidade para que, em nossa cidade, o idoso tenha vez e voz”, ressaltou Marques.

Vivendo a melhor idade

A caminhada, que teve início às 8h30, seguiu até a Avenida Bertioga, onde o grupo fez uma pausa para uma série de atividades de integração, incluindo exercícios, ginástica e dança. A coordenadora do CCPI, Maria Morassutti, incentivou os participantes durante o evento: “É um momento importante para que todos vocês ampliem sua voz, se expressem e exerçam o direito de envelhecer com dignidade e alegria”, declarou.

Entre os participantes, o casal Judite e Sebastião de Souza, moradores do bairro Mursa, foi destaque, não só pela energia, mas pelo exemplo de companheirismo ao longo da vida.

“Frequentamos o CCPI desde a inauguração, e é muito bom, pois temos diversas atividades que nos fazem bem. Eu tenho 81 anos e ele irá fazer 85, e sempre caminharemos juntos”, declarou Judite, enquanto caminhava de mãos dadas com Sebastião. O casal reforçou que a idade não é um limite, mas sim uma motivação para continuarem ativos e unidos.