Como parte do Outubro Rosa, a ação, parceria entre as Unidades Gestoras de Saúde e Desenvolvimento Social, foi conduzida por uma equipe da UBS Vila Real e teve participação de professoras de alongamento e dança
Diversas mulheres participantes das atividades ofertadas pelo Centro Comunitário da Vila Real puderam, na manhã desta sexta-feira (25), relembrar a grande importância dos autoexames de mama e ginecológico, e do constante acompanhamento de saúde para prevenir ou detectar precocemente os cânceres de mama e colo do útero. A ação do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a saúde da mulher, foi conduzida por uma equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e incluiu práticas de alongamento e dança, liderados por professoras do Centro Comunitário.
O ponto alto foi a palestra com a equipe da UBS, sobre o quão significativo é o comportamento preventivo das mulheres, que podem perceber os sinais de algo errado já no autoexame. O time foi composto por uma técnica, uma enfermeira, três agentes comunitárias de saúde e duas estagiárias de enfermagem da Etec de Campo Limpo Paulista (escola do Centro Paula Souza). A manhã de conscientização, confraternização e alegria foi viabilizada por uma parceria entre as Unidades Gestoras Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social de Várzea Paulista.
O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, fez questão de endossar a grande relevância de um comportamento preventivo, e reforçou a disponibilidade da pasta às mulheres da cidade. “Cumprimento cada uma de vocês. Precisamos continuar a conscientizar a população. O trabalho preventivo é muito importante”, declarou.
A diretora de Proteção Especial, Vanessa Cassiano, presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança, a chefe de Proteção Especial, Angela Aparecida dos Santos e Suelen Paulino, agente comunitária de saúde da UBS Vila Real, estiveram presentes.