Prefeitura de Várzea Paulista abre inscrições para alfabetizadores voluntários no Programa Brasil Alfabetizado

Inscrições estarão abertas de 28 de outubro a 11 de novembro de 2024. Bolsa-auxílio será no valor de R$ 1.200

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora Municipal de Educação, anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado de alfabetizadores voluntários no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O objetivo é formar um banco de voluntários para atuar na alfabetização de jovens, adultos e idosos que não fazem parte do sistema formal de ensino, em um esforço para combater o analfabetismo na região.

As inscrições serão realizadas entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro de 2024, na sede da Unidade Gestora de Educação, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30. O processo seletivo será feito por meio da análise de currículo e entrevista no momento da inscrição. O resultado final será divulgado no dia 13 de novembro de 2024, por meio da Imprensa Oficial.

Os alfabetizadores voluntários desempenharão funções como a realização de atividades de alfabetização de jovens, adultos e idosos, elaboração de relatórios mensais, acompanhamento da frequência dos alfabetizandos e desenvolvimento de atividades pedagógicas. Eles também serão responsáveis por colaborar diretamente com o gestor local do programa.

Requisitos e bolsa de incentivo

Para participar, é necessário que os candidatos tenham 18 anos ou mais, sejam brasileiros (natos ou naturalizados) e possuam experiência ou formação conforme as especificações do edital. Além disso, é fundamental ter disponibilidade para participar de formações iniciais e continuadas, conforme exigido pelo programa.

Os voluntários receberão uma bolsa mensal paga pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), condicionada ao cumprimento das atividades estabelecidas no Termo de Compromisso, no valor de R$ 1.200.

Inclusão educacional e social

O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo reduzir o analfabetismo e promover a inclusão educacional, focando em populações que, por diversos motivos, não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica.

As atividades de captação de alunos acontecerão entre os dias 14 e 30 de novembro de 2024. Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui.