“Aqui nós temos voz”: Centro de Convivência da Pessoa Idosa promove baile temático dos anos 60 e 70

Festa foi realizada em celebração ao Mês do Idoso. Desde o início de outubro, são realizadas atividades diversas, visando ao bem-estar, à independência e à integração entre os idosos.

Vestidos de bolinha, colares de pérolas, meias coloridas, boas risadas e muita música animaram a tarde desta sexta-feira (18) para os frequentadores do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) de Várzea Paulista. A festa faz parte das comemorações do Mês do Idoso, promovidas pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão e fortalecer a autonomia dos participantes.

A sensação de independência foi destacada por Izabel Martiniano, de 72 anos, moradora da Vila Indaiá. “Nós decidimos o tema da festa e escolhemos as músicas. Aqui temos decisão, temos voz”, afirmou. A coordenadora do CCPI, Maria Morassutti, explicou como essa autonomia é incentivada entre os idosos e os benefícios que isso traz. “Durante o mês de outubro, estamos promovendo atividades que reforçam memórias afetivas e coletivas, além de oficinas que ajudam a manter a independência. Na semana passada, por exemplo, trouxemos um professor para ensinar a usar o celular, e foi muito positivo”, relatou.

Além do baile, os idosos participaram de rodas de conversa, visitaram a Casa da Memória e reviveram a infância por meio de brincadeiras escolhidas por eles. “A interação foi maravilhosa. Eles se divertiram muito e reviveram momentos importantes, o que é essencial para o resgate da identidade”, acrescentou Maria.

Nos embalos de sábado à noite

Durante o baile, os participantes relembraram passos de dança e como eram as festas dos anos 60 e 70. Com muita música e animação, o salão ficou repleto de dançarinos. Dona Rizo, de 71 anos, moradora do Jardim Itália e frequentadora assídua do CCPI, usava um vestido que, segundo ela, estava guardado há mais de 30 anos. “Guardei este vestido por muito tempo. Comentei com minha amiga sobre o baile, e ela me lembrou que era a oportunidade perfeita para usá-lo novamente”, contou. “Estou me divertindo muito! É maravilhoso relembrar os bailes”, finalizou.

Caminhada

As comemorações do Mês do Idoso continuam até o fim de outubro. No dia 28, às 8h30, será realizada uma caminhada, com concentração em frente ao Ginásio Ayrton Senna.