Outubro Rosa: Várzea Paulista recebe van e ônibus para a realização de Mamografias

Serão realizados cerca de 70 exames diários, com o objetivo de zerar a fila de espera

Em comemoração ao Outubro Rosa, Várzea Paulista conta com uma van e um ônibus para a realização de exames de mamografia. A ação, coordenada pela Unidade Gestora de Saúde, tem o objetivo de zerar a fila de espera pelo exame no município.

O ônibus foi cedido por uma empresa parceira, por intermédio do vereador Valdecir Costa, e realizará cerca de 50 exames diários entre o período de 14 a 16 de outubro, das 08h às 17h. A van realizou os exames nos dias 07 e 08, e prossegue nas datas de 16, 17, 28, 29, 30 e 31 de outubro, no mesmo horário, com capacidade de 70 exames diários.

Segundo o gestor de Saúde, Marcello Breschi, os veículos estarão estacionados em frente ao Ambulatório de Especialidades, e ele reforça a importância de as munícipes não faltarem aos exames. “Pedimos para que aquelas que tiverem seus exames agendados venham realizá-los, não faltem, pois temos o objetivo de zerar a fila de espera”, destacou o gestor.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão entrando em contato com as mulheres que aguardam o exame para agendar os atendimentos. A iniciativa visa reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, proporcionando às mulheres do município acesso facilitado ao exame de mamografia durante todo o mês de outubro.

Andressa Moreira, responsável pela realização dos exames, destacou que o procedimento é indolor e rápido. “Em cinco minutos conseguimos fazer o exame, é muito prático. As mulheres se sentem muito tranquilas, pois tentamos sempre deixar a sala bem acolhedora”, declarou.

Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Previna-se

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a observação e a auto palpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame.