Obra, viabilizada por meio de recursos municipais, será realizada em fases; trabalhos deixarão encostas estáveis e diminuirão, ainda mais, o risco de alagamentos

Após limpar e preparar o local, a Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas de Várzea Paulista deu início, na terça-feira (24) à canalização de mais um trecho do Córrego Bertioga, ao final da Avenida Bertioga, perto do reservatório (popularmente chamado de piscinão). É a primeira etapa dos serviços estruturais, custeada pela Prefeitura e executadas por servidores da pasta municipal. O intuito dos trabalhos é deixar as encostas estáveis e reduzir ainda mais o risco de enchentes.



Segundo o gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, a primeira fase da canalização será realizada até o período de chuvas, inicialmente previsto para dezembro. A próxima etapa está programada para o próximo semestre. De acordo com o administrador, o objetivo é canalizar todo o trecho sem asfalto da Avenida Bertioga (até o cruzamento com a Rua Solimões) — cerca de 220 metros lineares — e, como conclusão, fazer a pavimentação, tudo com recursos municipais.
A Prefeitura segue em busca de recursos federais e estaduais para possibilitar a canalização do trecho após a Rua Solimões, que será a única parte faltante do córrego, após as etapas que se iniciaram nesta terça-feira.