Projeto ‘Eu Conto um Conto’ estimula inclusão, leitura e criatividade em escolas municipais varzinas

Projeto Abraça-me promove a contação de histórias e abordou o livro Meu Amigo Faz Iiiii, nesta quinta-feira (12), na escola Juvenal Cândido da Silva, com o apoio da Unidade Gestora Municipal de Educação

As escolas municipais de Várzea Paulista ganharam mais um estímulo à inclusão de pessoas com deficiência, o respeito às diferenças, o gosto pela leitura e a criatividade. O projeto Eu Conto um Conto começou a percorrer escolas de Educação Infantil (creches e pré-escolas), para contar, de forma divertida, interativa e didática, a história do livro infantil Meu Amigo Faz Iiiii, de Andréa Werner. A obra traz a bela amizade entre a menina Bia e seu parceiro, o Nil, que tem autismo. O projeto foi idealizado e é organizado pelo grupo Abraça-me, e tem o apoio da Unidade Gestora Municipal de Educação, que abriu as portas das escolas para as atividades.

O primeiro Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) contemplado foi Juvenal Cândido da Silva, do Jardim Buriti, nesta quinta-feira (12). Cerca de 50 alunos — crianças de até 5 anos —divertiram-se bastante com a atividade conduzida pela Tia Mari, a narradora, acompanhada pela Prô Dai e o fantoche Luidi, que representa o personagem Nil. Ao longo da contação, o grupo apresenta o conteúdo do livro de forma teatral, explorando diversas técnicas narrativas, inclusive o uso de cartazes para deixar o momento descontraído e facilitar o aprendizado.

Os integrantes buscam incentivar bastante a interação com os alunos e reservam um momento para que as crianças possam compartilhar o que mais as agradou e seus sentimentos ao longo da ação.

Presenças

Entre os profissionais da Prefeitura presentes, estiveram a gestora municipal de Educação, Magali de Souza, a diretora de ensino da Unidade de Educação, Marilene Porphirio, e a diretora da escola Juvenal Cândido, Silvia Nogueira.