Várzea Paulista recebe o projeto “Capoeira e Cidadania”

Ação é desenvolvida pela associação cultural Expressão Brasil através da Lei Paulo Gustavo, e oferta aulas de capoeira totalmente gratuitas

A Associação Cultural Expressão Brasil, lançou o projeto “Capoeira e Cidadania”, uma iniciativa que busca promover a capoeira e outras expressões culturais afro-brasileiras na cidade. O projeto é financiado através da Lei Paulo Gustavo, e oferecerá atividades gratuitas até fevereiro de 2025.

Serão oferecidas aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes de 9 à 17 anos, e serão realizadas em diversos espaços públicos municipais. Além das aulas, o projeto contará com rodas de capoeira, oficina de ritmos afro-brasileiros, como samba de roda e jongo, e oficinas da construção de construção instrumentos musicais típicos da capoeira.

Outra iniciativa importante do projeto é o “Cine Capoeira”, que promoverá exibições mensais de filmes sobre a cultura afro-brasileira, seguidas de rodas de conversa para discutir e aprofundar o conhecimento sobre essas manifestações culturais. Também será incentivada a leitura, com um clube de leitura focado em obras que exploram a cultura negra e a história do esporte utilizando o acervo disponível na sede da associação.

Programação das atividades e inscrições

As atividades do projeto “Capoeira e Cidadania” são realizadas em diversos pontos de Várzea Paulista, garantindo acesso a toda população. Os interessados devem realizar sua inscrição diretamente com o professor no ginásio Ayrton Senna, que está localizado na Rua Aristides Nivoloni, nº 240. Confira a programação completa:

  • Parque Chico Mendes – Todo sábado, às 16h;
  • Ginásio do Jardim Promeca – Toda quinta-feira, às 15h;
  • Sede da Associação – Toda sexta-feira, às 15h30;
  • Parque Jardim Bertioga – Toda segunda-feira, às 9h e às 17h;
  • Parque das Orquídeas – Toda terça-feira, às 9h e às 15h.