Formatura do Proerd celebra educação e conscientização no Jardim Promeca

Educação - Destaques Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

Evento contou com grande presença de pais e responsáveis, além de apresentação musical da Orquestra da Polícia Militar

Nesta terça-feira (18), alunos do 5º ano das escolas municipais Carlos de Almeida e Manoel Caetano, e alunos do 7° ano da escola estadual, Mitiharu Tanaka, participaram da formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência as drogas e violência). A cerimônia solene ocorreu no ginásio Jordão Dias, no Jardim Promeca.

O evento contou com sorteios, presença de pais e familiares, apresentação da mascote do programa, apresentação dos alunos para os pais, juramento, além de apresentações musicais feitas pela Orquestra da Polícia Militar. Os alunos destaque foram homenageados e escolhidos por meio de uma produção de texto, e por fim, foi realizada a entrega dos certificados.

O comandante do 3° Batalhão da PM, Henrique Breza de Castro, contou em seu discurso a história do programa e destacou o papel da polícia militar no dia a dia. “Através do Proerd conseguimos nos aproximar mais das crianças e desmitificar a imagem negativa que foi criada da PM. Estamos aqui para servir e proteger, somos amigos da sociedade”, declarou.

A gestora de Educação, Magali Souza, disse que o programa tem muita importância para a formação como cidadãos dos alunos e parabenizou a presença dos pais. “É muito importante que os pais e familiares estejam presentes nestes momentos únicos nas vidas de seus filhos. Tenham certeza de que eles sempre se lembrarão da participação de vocês”, relatou.

Importância da conscientização

O prefeito professor, Rodolfo Braga, parabenizou os alunos formandos e destacou que o objetivo maior do programa é a conscientização no combate às drogas. “Vocês são aqueles que nós contamos para fazer uma sociedade melhor para aqueles que estão aqui e para aqueles que virão”, finalizou Braga.

A mãe de um dos formandos, Karina Ramos, comentou que seu filho aprendeu importantes lições e que isso refletiu em suas atitudes dentro de casa. “O Murilo está muito mais respeitoso, aprendeu sobre limites e também como se impor com educação”, comentou. “Estou muito orgulhosa, ele de fato mergulhou no curso”.

Sobre o PROERD

O Proerd foi ministrado desde fevereiro nas escolas municipais da cidade pelos PMs Brandão e Michel. Eles comentaram que o programa tem como objetivo educar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo a conscientização e o fortalecimento de valores éticos e morais. O programa é oferecido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio e organização da Unidade Gestora de Educação.

Presenças

Estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notário, os vereadores Chico Spinnuci e Marcos Nunes, o gestor de Segurança Pública, Leandro Basson e o gestor de Governo e Administração, Ricardo Rodrigues.