Cemeb Prof.ª Delminda recebe kit que levará consciência ambiental a 6.100 alunos

Educação - Destaques Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Novos materiais contemplarão estudantes dos Anos I e II do Ensino Fundamental e com temas como uso consciente da água e prevenção da dengue, e incluirão capacitação para professores

O Kit Ambiental, iniciativa das Unidades Gestoras Municipais de Meio Ambiente e Educação de Várzea Paulista, foi entregue oficialmente no Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prof.ª Delminda Leda de Medeiros e Silva Vital, nesta terça-feira (18), com uma ótima receptividade de profissionais e alunos. A escola do Jardim Maria de Fátima é a primeira a utilizar os novos materiais, que prometem levar muita consciência ambiental, aprendizado sobre vida saudável, e um ensino mais qualificado e divertido a 6.100 alunos dos Anos I e II do Ensino Fundamental, em toda a Rede Municipal de Ensino.

Com o recebimento do novo material na sala de aula, as crianças começaram a aplicar o conteúdo. Nas próximas semanas, as demais escolas iniciarão as atividades com os novos itens: livros e máscaras, entre outros. O programa também inclui uma capacitação para os professores, por aproximadamente 60 dias, para maximizar os resultados e poder usar técnicas bastante lúdicas com os alunos, deixando o ensino cada vez mais dinâmico e interessante.

O objetivo dos kits é educar e conscientizar os estudantes sobre temas ligados à preservação do meio ambiente e promoção de um estilo de vida mais saudável. Os destaques são livros relacionados ao uso consciente da água e energia elétrica, prevenção de doenças como dengue e chikungunya e combate à contaminação dos córregos, recursos hídricos bastante presentes na cidade. Títulos sobre alimentação saudável e cultivo de hortas também fazem parte dos materiais.

A formação ofertada aos professores ensinará formas de deixar as aulas mais divertidas, por meio de jogos e outras atividades práticas. Ao longo dos encontros, os docentes poderão aproveitar as informações obtidas na própria aplicação dos kits em sala de aula.

Retorno positivo

O gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso, comemorou o primeiro impacto da novidade na escola Professora Delminda. “Os professores estão deslumbrados e gostaram bastante, assim como a diretora (Tais Nacarato Cain) e a coordenadora pedagógica (Eliamara de Fátima Caetano Nagy). As crianças começaram até mesmo a brincar, usando as máscaras do kit”, relata.

Além dele, participaram da entrega oficial o prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, a gestora municipal de Educação, Magali de Souza, e a diretora pedagógica da Unidade de Educação, Glauce Parazzi.