Casa da Memória promove o resgate histórico de Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Museu com as memórias dos moradores da cidade, é um marco da identidade cultural varzina

O dia 06 de junho de 2024 ficará marcado na história de Várzea Paulista, com a inauguração da Casa da Memória, um museu que resgata o passado do município, por meio das lembranças de seus moradores. Além de preservar o presente e projetar um possível futuro para a cidade.

A cerimônia de inauguração foi marcada por muita emoção, com as apresentações do Coral do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), e da representação do hino municipal em forma de peça teatral, que retratou diversos pontos do passado varzino, com a chegada dos ingleses para a construção da estrada de ferro, as olarias, o cultivo de café e a flor símbolo da cidade, a orquídea. A peça contou com atores da cidade e teve a direção de Bruno Fonseca.

O prefeito professor Rodolfo Braga, ficou emocionado com a apresentação e elogiou os envolvidos e todo o trabalho que a Unidade Executiva de Cultura vem realizando. “Ver a história de nossa cidade passar diante de nossos olhos é emocionante, todos estão de parabéns. Falar de cultura é falar de identidade, e com a Casa da Memória passaremos a dar ainda mais valor para a cultura de Várzea Paulista. Conservar a nossa memória, assume nosso pilar de formação e o quanto a nossa história é rica”, relatou Rodolfo.

Para a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, este é um momento emocionante para a cultura e a história da cidade, dando início a uma jornada de celebração da identidade varzina. “A Casa da Memória é uma construção de muitas mãos e pensamentos, um espaço de memória, de museu. Estamos aprendendo juntos a construir esse local, colocando a cultura e a diversidade cultural de Várzea Paulista em destaque”, explicou ela. Renata agradeceu todo o trabalho e curadoria realizado pela coordenadora de Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico da cidade. “Muito dessa conquista devemos ao seu trabalho Tânia Maura”, afirmou a gestora.

O presidente da Câmara Municipal, dr. Elizeu Notário destacou o quanto estava feliz, por agora, a população ter onde buscar a história da cidade. “Mais um equipamento importante sendo entregue para Várzea Paulista”. Para o vice-prefeito Fernando Pasqualino, a Casa da Memória é um local para mostrar para os filhos e netos. “Um lugar que guarda a história de nossa cidade e preserva a nossa identidade”.

Muitas lembranças

Após as solenidades, o público presente pode conhecer em primeira mão as dependências da Casa da Memória. Seus belos espaços encantaram os visitantes, e muitos se emocionaram, ao relembrar a história de suas famílias e ver o passado tão vivo e celebrado.

Elizabeth Vernaglia e sua mãe Genny, ficaram com lágrimas nos olhos ao verem a foto do casamento dos avós. “É a nossa história. A gente revive tudo, ver a família trás um sentimento muito bom. É emocionante”, afirmou Elizabeth.

A inauguração da Casa da Memória contou com a presença de representantes da empresa Elekeiroz, que contribuiu com o acervo, e de famílias que ajudaram a construir a história varzina. Além de gestores municipais, vereadores e convidados.

Visite a Casa da Memória

As visitações a Casa da Memória de Várzea Paulista já estão abertas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na Av. Ipiranga, 151 – Centro. O agendamento deve ser feito pelo telefone 4595-2649.