Unidade da Pessoa com Deficiência promove 2º evento “Cuidando do Cuidador”

Pessoa com Deficiência - Destaques Destaques Notícias

Encontro foi realizado no Hotel Orquídea e reuniu os responsáveis legais de pessoas com deficiência

Na quarta-feira (22), a Unidade Gestora de Pessoa com Deficiência promoveu o segundo evento “Cuidando do Cuidador”, com o objetivo de reunir os responsáveis legais de pessoas com deficiência em um ambiente acolhedor e que possam trocar experiências.

O evento ocorreu no salão do Hotel Orquídea, e teve a distribuição de brindes, dinâmicas, palestra, momentos de conversa e música. O gestor da unidade, Adriano Pavan, comentou sobre a importância do encontro e do trabalho realizado pela pasta. “A unidade oferece hoje, mais de quinze serviços para a população voltados totalmente ao público PCD. O que nós queremos é a essa troca de experiências, esse contato com eles para que possamos nos tornar uma rede de apoio”, comentou o gestor.

O prefeito professor Rodolfo Braga, agradeceu a presença de todos e destacou que como pai de uma jovem autista, compartilha da mesma luta. “Eu sei o quanto nós queremos proteger nossos filhos e passamos o tempo todo pensando no melhor para eles, mas momentos como este, nos fazem olhar para dentro e reconhecer que também precisamos nos cuidar, nos acolher”, destacou.

Momento de se acolher

Beatriz Silva Ribeiro, que é mãe do pequeno Henrique Silva Ribeiro, de 6 anos, comentou que essa é a primeira vez que participa do evento. “Sou sozinha, ele é minha família, então é muito importante ter esse encontro porque conseguimos trocar experiências e conseguir uma rede de apoio”, comentou. “Sinto às vezes que eu me deixo de lado, parece que sou a mãe dele em tempo integral. É muito gratificante ter esse momento em que os protagonistas somos nós”, finalizou Beatriz.

A palestrante foi a Drª Rebeca Gomes, advogada e mãe de uma criança autista. Ela promoveu diversas atividades com os presentes e um momento emocionante em que os participantes recebiam um espelho com uma mensagem de acolhimento. “Meu objetivo é proporcionar um ambiente agradável, um momento de alegria e descontração que às vezes, na correria do dia a dia, o cuidador não tem. Quero que eles saiam deste evento se lembrando que são importantes e também merecem serem cuidados”, destacou.

Após a palestra, a cantora gospel Juliane Castro realizou uma apresentação e houve um momento para troca de experiências. A Unidade Gestora presenteou a palestrante com uma orquídea, como forma de agradecimento.

Os cuidadores presentes no evento, são pessoas cadastrada na Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência ou que já utilizaram os serviços ofertados pela unidade. É importante que os responsáveis legais pela pessoa com deficiência entrem em contato com a unidade para que esteja cadastrada no banco de dados municipal.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notário e o comandante da GCM, Dejair Pelini.

Serviço Público

A Unidade Gestora da Pessoa com Deficiência fica no Paço Municipal, localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-Feira, das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo e-mail: pcd@varzeapaulista.sp.gov.br ou nos telefones (11) 94147-3472 e (11) 4596-9611.