Unidade Gestora de Educação e Apae realizam novos percursos formativos sobre educação inclusiva

Educação - Destaques Destaques Notícias

Profissionais da Apae abordam técnicas para o ensino a alunos com deficiência leve ou moderada; encontros da próxima quarta-feira (15) trabalharão métodos para tornar alunos protagonistas da arte

Nesta terça-feira (14), a Unidade Gestora Municipal de Educação, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) de Várzea Paulista dão continuidade à parceria para capacitar ainda mais os professores do Ensino Fundamental, gestores e professores que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado). O serviço atende alunos com deficiência leve ou moderada, como os autistas. No Espaço Cidadania, duas psicólogas da Apae varzina, Fernanda Bergamo e Lais Zavatti, abordaram como adaptar o ensino a alunos com deficiência leve ou moderada, e critérios para o diagnóstico, entre outros aspectos.

Os encontros da parceria feitos neste ano se iniciaram em 17 de abril, com uma atividade direcionada a professores de Educação Física, e vão até de 13 de agosto. Diversos temas serão trabalhados para fortalecer cada vez mais a educação inclusiva na cidade. Nesta terça-feira, 300 profissionais — professores e gestores — participaram dos percursos formativos.

A psicóloga Lais Zavatti explica que, no primeiro momento da formação desta terça, os servidores aprenderam meios para entender bem como lidar com os comportamentos apresentados por esses alunos e maximizar o seu aprendizado. O segundo tema foi relativo à avaliação e diagnóstico. “Abordamos os critérios de avaliação para chegar ao diagnóstico, saber por que ficam na instituição da Rede Municipal ou são encaminhados à Apae, etc.. Queremos que os profissionais entendam essa rotina”, diz a psicóloga Fernanda Bergamo.

Bergamo lembra que diversos alunos têm as aulas regulares nas escolas municipais, mas recebem atendimento especializado na Apae.

Arte e protagonismo

Na formação de quarta-feira (15), Antônio Carlos Martins e Beatriz de Oliveira Rosas, professores de Artes da Apae da cidade, falarão sobre vários aspectos para tornar os alunos de inclusão protagonistas da arte, por meio de adaptações e técnicas diferenciadas, no Centro de Formação da Unidade de Educação. Entre os tópicos, estarão vivências práticas, linguagens da arte, produção de fantasias e outros itens, e um momento prático para os 40 docentes aplicarem o conteúdo trabalhado.

Cuidado com a educação inclusiva

Dia 8 de maio, houve um encontro anterior, no Centro de Formação, que abordou o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e o PAEE (Plano Atendimento Educacional Especializado). A atividade foi voltada a professores atuantes nos sete polos de AEE, responsáveis por atender todos os alunos municipais com esses tipos de deficiência de forma regionalizada, nos Cemebs: Armindo Francisco de Oliveira, Prof. Carlos de Almeida, Erich Becker, Pref. João Aprillanti, São Miguel Arcanjo, Prof.ª Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi e Vinicius de Moraes.

Segundo a diretora pedagógica da Unidade Gestora Municipal de Educação, Glauce Parazzi, somando-se os profissionais das formações deste ano com os professores da Educação Infantil, que participaram dos encontros de 2023, são quase 700 servidores contemplados pela parceria entre a Prefeitura e a Apae.