Várzea Paulista ganha a Residência Inclusiva ‘Nossa Casa’

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Local passa a receber, ainda neste mês, adultos varzinos com deficiência em situação de dependência e baixa renda

Um novo serviço se inicia em Várzea Paulista neste mês, na Vila São José. Inaugurada na última quinta-feira (9), a Residência Inclusiva “Nossa Casa” será voltada a adultos a partir de 18 anos, com deficiência em situação de dependência e baixa renda, com prioridade a beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), sem condições de autossustentabilidade ou apoio familiar. A inauguração foi realizada pela Prefeitura, com a presença de autoridades da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, que já manifestou a vontade de ser parceira no custeio do serviço e aguarda os trâmites burocráticos para essa oficialização.

Com número de vagas determinado por lei, o espaço é destinado a pessoas de 18 anos a menores de 60 anos, com diferentes tipos de deficiência, que poderão residir na casa enquanto precisarem, convivendo livremente, sendo respeitadas todas as diferenças de gênero, idade, religião, etnia, orientação sexual e grau de dependência. Uma equipe multidisciplinar da entidade SOS Cristão, que venceu a licitação para administrar o dia a dia da residência, dará todo o respaldo a essas pessoas, com o trabalho da coordenadora Viviane Chaves, e de uma gestora de projetos, uma psicóloga, uma assistente social, oito cuidadores, uma ajudante geral, uma cozinheira e uma motorista.

O serviço integra a Assistência Social, no âmbito da Proteção Especial de Alta Complexidade do Suas (Sistema Único de Assistência Social). A Nossa Casa será regulada, portanto, pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Inclusão fortalecida

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, mostrou-se bastante satisfeito em participar de mais uma conquista para a inclusão na cidade. Ele explicou que, sem a Residência Inclusiva na cidade, era preciso encaminhar as pessoas que precisavam para outros municípios. Agora, a cidade tem como atender casos desse tipo. “Não podemos virar as costas para os adolescentes que estão prestes a atingir a maioridade e encaminhá-los a vagas em residências inclusivas de outras cidades, o que acaba por atrapalhar sua vida”.

A iniciativa rendeu até mesmo elogios da Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, que acompanha constantemente os trabalhos desempenhados no município. “Eu e a Dra. Flor (Florenides Gaino, gestora municipal de Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos) recebemos mensagem da Promotoria do Ministério, agradecendo, apoiando e festejando junto conosco este momento”. Braga, mais uma vez, ressaltou o quão engrandecedor é trabalhar pensando em vidas, na redução da vulnerabilidade social, algo que entende ser inclusive abençoado por Deus.

“Tenho certeza de que toda a equipe do SOS, que venceu a licitação, dará muito carinho, atenção, no atendimento prestado aos moradores”, elogiou. “A Nossa Casa será um sucesso, será abençoada”.

O presidente do SOS Cristão, Amaury Ricardo Piccolo, citou a experiência e competência técnica da entidade no atendimento a pessoas vulneráveis. Para ele, Várzea Paulista vive um dia marcante, um verdadeiro marco de inclusão e solidariedade e um passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “O SOS prestará um serviço de excelência, com muito profissionalismo, mas, principalmente, amor, carinho e respeito às diferenças. Aqui será um lar para aqueles que muitas vezes foram marginalizados e excluídos”.

Para Piccolo, a Nossa Casa representa novas oportunidades para o desenvolvimento social e a mensagem clara de que a inclusão é uma realidade perfeitamente alcançável. “Que isso inspire outros municípios a fazerem o mesmo, com a inclusão como regra e não exceção”, afirmou.

Serviços mais do que necessários

A diretora da Drads (Diretoria Regional de Desenvolvimento Social) de Campinas, Alexandra Maria Joaquim Benetti), destacou a importância dos contatos frequentes, para cooperação mútua entre o órgão e a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do gestor da pasta, Leandro Marques, a quem elogiou por estar sempre atualizado e se empenhar bastante pelas políticas públicas do setor. A profissional informou que o órgão estadual elogiou bastante a iniciativa, que afirmou ser muito importante e necessária para a inclusão dos atendidos, e informou que o órgão estadual está à disposição. “Venho trazer o abraço do Estado para vocês e dizer que estamos juntos nessa caminhada. Podem contar com a Drads para tudo de que precisarem. Muito obrigada e parabéns!”, declarou.

Marques celebrou a entrega de mais uma política pública de qualidade. “Esse serviço será de uma importância imensurável, pois cuidará de vidas. É um investimento para atender a uma demanda muito importante”. No entender do gestor, o trabalho social da Prefeitura segue um rumo acertado, que tem feito a diferença. “Com muito trabalho, estamos no caminho certo”. O gestor fez questão de elogiar os profissionais de sua pasta e agradeceu bastante o apoio dado pela gestora Dra. Florenides Gaino, bem como da pasta jurídica da Prefeitura, como um todo.

Participações

Também estiveram presentes: o vice-prefeito, Fernando Pasqualino; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário; a gestora executiva municipal de Desenvolvimento Social, Mônica Pazotto; o gestor municipal da Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan; o diretor do Núcleo de Assessoria e Supervisão da Drads Campinas, José Milton Frungilo; o gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza; a presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque; e o diretor administrativo da Apae da cidade, Luiz Garcia.