Prata da Casa: Evento premia artistas e fazedores de Cultura contemplados pela Lei Paulo Gustavo

Cultura e Turismo - Destaques

Setenta artistas varzinos que tiveram seus projetos como destaque no ano de 2023 foram homenageados

Na noite de terça-feira (07), artistas e fazedores de Cultura de Várzea Paulista foram homenageados em uma cerimônia que ficou marcada pela assinatura da Lei n° 2.695, que cria o programa “Prata da Casa”, com o objetivo de selecionar projetos culturais e artísticos, de artistas varzinos para a apresentação de seus projetos em eventos públicos, como forma de incentivo artístico.

O evento ocorreu no Espaço Cidadania, e os artistas premiados foram aqueles que desenvolveram suas iniciativas através da Lei Paulo Gustavo. Foram mais de 150 inscritos e 70 contemplados nos 3 editais publicados, sendo eles:  Projetos audiovisuais; edital de Demais Linguagens Culturais e Premiação de Espaços e Iniciativas Culturais.

Para Várzea Paulista foi repassado o valor de R$1.037.187,21, pelo Fundo Nacional de Cultura para ações emergenciais voltadas ao setor cultural através da Lei Paulo Gustavo, o que resultou em um importante incentivo para garantir a representatividade e a diversidade de vozes no processo de definição das ações culturais da cidade.

Cerimônia

Durante a Cerimônia, o prefeito professor Rodolfo Braga assinou a Lei n°2695, que cria o programa “Prata da Casa”, como uma lei de incentivo para identificar, reconhecer e valorizar os artistas da cidade. O prefeito falou sobre a importância do incentivo a cultura e parabenizou os homenageados. “A cultura acolhe, humaniza e representa a sociedade respeitando a diversidade que existe entre todos. Vocês não são somente a Prata da casa, são o Ouro de Várzea Paulista”, declarou o prefeito.

A gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, parabenizou os presentes e agradeceu as iniciativas que tanto contribuíram para a cultura local. “Reconhecer e homenagear esses profissionais que enfrentam as dificuldades da classe artística no dia a dia, é uma maneira de valorizar e reconhecer sua importância para o cenário e para município”, explicou.

Emanuel Campos Francisco, recebeu o prêmio por sua iniciativa de Oficina Musical e falou sobre a importância de ações como essa. “Meu sentimento neste momento é de ressignificação. Através deste evento pudemos ressignificar a iniciação musical, as atividades culturais e o mais importante, levando conhecimento e arte para as pessoas”, declarou.

Presenças

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito e gestor de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, o gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, o presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Eliseu Notário e o vereador Giba Moraes.