Histórico: Prefeitura empossa a primeira composição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Novo órgão de Várzea Paulista atuará nas importantes causas da busca por novas políticas públicas contra a desigualdade racial e pela ampliação dos direitos de minorias como o povo preto

Várzea Paulista viveu uma tarde histórica na última quinta-feira (18). A primeira composição do Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) foi empossada oficialmente pela Prefeitura, para o biênio 2024/2026. O novo e necessário órgão colegiado da cidade, que tem representantes do poder público e da sociedade civil organizada, buscará ampliar as políticas públicas para promover a igualdade entre as várias etnias e garantir os direitos de minorias como a comunidade negra. Além disso, atuará na fiscalização do poder público municipal e possibilitará a busca de novas verbas públicas para ações relacionadas a essas lutas históricas.

O prefeito professor Rodolfo Braga assinou o termo de posse e os conselheiros foram certificados, oficializando a posse.

Relação completa dos membros

Debora Marcia Pereira

Sandro José de Moraes

Importância destacada

O prefeito destacou que, dos 645 municípios paulistas, Várzea Paulista passa a fazer parte dos 109 que possuem um Conselho de Promoção da Igualdade Racial. O mandatário declarou estar alegre com o momento histórico da cidade e sublinhou a grande relevância e necessidade de um colegiado para somar orientações e desenvolver, junto do poder público, políticas públicas, além de buscar novas iniciativas estaduais e federais. “Contamos com vocês para promoverem conhecimento da legislação contra o racismo e promover políticas públicas, além de fazer a lei ser cumprida. Um exemplo da desigualdade é um dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), levantado em 2021: a soma dos rendimentos da população negra equivale à metade dos auferidos pela branca, no Brasil”, declarou.

Braga ainda destacou duas atuações importantes para a viabilização do novo colegiado municipal: do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, João Pedro Cremaschi, e da diretora municipal de Programas Especiais de Desenvolvimento Social, Wagma Reny Leite.

Participações

Também estiveram presentes a conselheira do CPDCN (Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo) Marlene Alves da Costa, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o gestor executivo municipal de Governo e Administração, Júlio Pardal, a gestora executiva municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renata Câmara, a primeira-dama e presidente do FUSS (Fundo Social de Solidariedade), Abigail Braga, e a gestora municipal de Educação, Magali Souza.