Prefeitura promove curso “Práticas inclusivas” para professores da rede municipal

Educação - Destaques Destaques Notícias

Professores de educação física participaram de experiências práticas que os auxiliam na busca de uma educação mais inclusiva

Nesta quarta-feira (17), uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a APAE de Várzea Paulista, resultou em uma capacitação denominada “Práticas Inclusivas”, que trabalha formas de ensino e atividades a serem implementadas em salas de aula por professores de educação física com enfoque em alunos com necessidades especiais.

A capacitação de três horas foi mediada pelo coordenador pedagógico da APAE, André Luiz da Silva Caetano, profissional com mais de dez anos na área de educação física inclusiva. A formação trouxe troca de experiências da vivência do formador com interações dinâmicas através de um bate papo que fornece ferramentas práticas que auxiliem os professores na busca por uma educação cada vez mais equalitária.

O coordenador técnico da Unidade Gestora de Educação, Fabiano Mantovani, falou como a capacitação será de grande valia para serem utilizadas também na edição dos Jogos Escolares deste ano. “Desde a edição do ano passado, buscamos incluir da melhor forma nossos alunos com necessidades especiais. Essa parceria com a APAE nos trará um importante avanço para que no dia a dia os alunos possam se sentir cada vez mais inclusos e respeitados mediante suas limitações e necessidades”, explicou.

Objetivo

A capacitação foi dividida em três momentos. O primeiro foi de conhecimento teórico, fundamentando as especificidades de cada caso que os professores podem ter em sala de aula. O segundo momento foi de troca de experiências e roda de conversa, onde os professores puderam explanar suas necessidades e desafios como educadores na busca pela inclusão. E no último momento, os professores tiveram atividades práticas e ideias que podem aplicar nas salas de aula levando em consideração as limitações de cada aluno.

O também coordenador técnico da Unidade Gestora de Educação, Felipe Pires Bianchin, disse que nesta primeira fase, somente professores de Educação Física estão participando, mas que o projeto também inclui professores de artes. “Queremos buscar e criar um ambiente que exista possibilidades e oportunidades para que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade, respeitando a singularidade de cada aluno”, explicou. Os professores foram divididos em turmas na parte da manhã e da tarde.