Reforma do Ginásio Jordão Dias Fernandes foi entregue à população no sábado (13)

Esporte e Lazer - Destaques Destaques Infraestrutura - Destaques Notícias

Com apresentações infantis e presença de autoridades municipais, ginásio foi entregue após 11 anos sem funcionamento

No último sábado (13), o Ginásio Jordão Dias Fernandes, conhecido popularmente como ginásio da Promeca, foi entregue à população em uma cerimônia de homenagens e muita diversão para o público infantil.

A reforma do ginásio incluiu a pintura da quadra e da arquibancada, reforma dos vestiários e sanitários. No mezanino, foi projetada uma sala de depósito de materiais, realizadas novas instalações elétricas, pinturas internas, colocação de uma nova porta com barra anti-pânico, instalação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), aterramento e reforma da cobertura com a instalação do lanternim para melhor qualidade da ventilação e iluminação natural. Além disso, foram fechados os lados, frente e fundos com telha trapezoidal zincada. O ginásio estava desativado há cerca de 11 anos devido a problemas estruturais.

Na área externa, foi realizada a pintura total do prédio, com destaque para a instalação de lâmpadas LED, contribuindo para uma melhor iluminação do local. O ginásio também passou por uma nova adequação que garante acessibilidade, com a construção de rampas para cadeirantes e a instalação de corrimãos.

Renato Germano, gestor de Infraestrutura e Obras Públicas, destacou que a acessibilidade do local foi um dos principais pontos focados na reforma. “A população precisa usufruir dos espaços públicos da melhor forma possível. Por esse motivo, tornar o espaço acessível para que todos possam realizar atividades físicas foi uma das questões mais importantes da obra”, explicou o gestor.

Cerimônia de entrega

Durante a cerimônia de entrega, autoridades municipais discursaram para a população presente e apreciaram a apresentação da Fanfarra da Escola Estadual Irmã Maria de São Luiz (Jardim Itália). Regina Maria da Silva Almeida, moradora do bairro Promeca, esteve no evento acompanhada do neto e elogiou a reforma realizada. “Uma reforma muito positiva para todos nós que moramos no bairro, principalmente para essa geração mais nova que poderá utilizar o ginásio da melhor forma”, disse a moradora.

Além disso, os filhos do homenageado, Jordão Dias Fernandes, estiveram presentes no evento e demonstraram-se muito emocionados ao observar o espaço totalmente reformado, principalmente porque Jordão Dias foi um grande líder do bairro na área do esporte.

Célio Fernandes de Paula Dias, filho de Jordão, falou sobre como o exemplo do pai o incentivou em sua vida adulta. “Sou corredor, ganhei diversas medalhas e me esforço muito no esporte. Esse foi um dos principais exemplos que meu pai me deixou. Se hoje sou o que sou, é graças a ele”, disse Célio. “Se eu fosse resumir meu pai em uma palavra, ou falar sobre o maior valor que ele me deixou, é o amor. Meu pai era amor”, finalizou Célio.

William de Paula Dias, também filho de Jordão Dias, falou que ver o ginásio reformado desbloqueou uma importante memória afetiva com o pai. “Me lembrei de quando eu era criança e ele me ensinava a cabecear a bola. Me lembro de como eu me diverti nesses momentos com ele”, relembrou emocionado.

Outros destaques

Leonardo Lopes, gestor de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, falou sobre a importância de revitalizar espaços públicos. “Poder fazer parte dessa reforma é como uma conquista pessoal. É importante que a população preserve o espaço, zele e tenha carinho, pois isso é deles”, destacou Leonardo.

O prefeito Professor Rodolfo Braga agradeceu a presença dos moradores e falou sobre a reforma. “Uma coisa que sempre falamos é que queremos uma cidade em que a população possa usufruir da melhor forma de todos os espaços públicos, e a reforma do ginásio é importante justamente por este motivo. Após 11 anos, a população poderá voltar a realizar suas atividades físicas aqui”, destacou o prefeito.

Após a cerimônia, houve apresentações infantis de Patrulha Canina, Rick e Kelly e Super Mario, além de diversos brinquedos infláveis e distribuição de pipoca e algodão doce.

Presenças

Estiveram presentes na entrega do ginásio o vice-prefeito Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara dos Vereadores, Dr. Eliseu Notário, os vereadores Valdecir da Costa, Elton Vargas, Emerson Afonso, Marcio Nunes, Chico Spinucci e Robertinho. Também marcaram presença o gestor de Governo e Administração e interino de Saúde, João Paulo de Souza, o gestor de Meio Ambiente, Peterson Afonso, a gestora de Educação, Magali de Souza e a gestora de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros.