Circuito Sesc de Artes vem para Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Evento ocorre no Parque Jardim Bertioga, 28 de abril, das 14h às 18h.

Várzea Paulista recebe por mais um ano o Circuito Sesc de Artes, uma iniciativa que beneficia 122 cidades paulistas. A atividade contará com apresentações de Artes Visuais e Tecnologias, Cinema, Circo, Dança, Literatura, Musica e Teatro. As atividades são gratuitas e abertas a toda população.

O Circuito Sesc é realizado pelo Sesc, com o apoio do Sindicato do Comércio, Serviços e Turismos, e as Prefeituras Municipais.

O evento ocorre dia 28 de abril, das 14h às 18h, no Parque Jardim Bertioga, que fica na Avenida Padre Jordan, 1280. Confira a programação:

Música

Releituras originais e irreverentes de grandes sucessos dançantes da música brasileira formam o repertório de Baile da Samucagem, apresentação liderada pelo vocalista Samuel Samuca, da banda Samuca e a Selva. Em uma festa que celebra a diversidade da cultura de pista, o grupo de instrumentistas toca clássicos do brega e da MPB, hits da Bahia dos anos 1990 e canções de artistas como Tim Maia, Jorge Benjor, entre outros.

E entre uma atração e outra, quem comanda as pickups para manter a animação do público é a DJ Brandini. Há quatro anos, a DJ, poeta e orientadora social leva um show repleto de hip hop para casas de Sorocaba e São Paulo. Do comercial ao alternativo, gosta de estabelecer a base de seu setlist empoderado com canções de mulheres e artistas independentes. Com muita presença de palco e desenvoltura diante do público, transforma o local da performance em uma representação de sua essência.

Circo

Para explicar ao público a importância da charanga – a banda do circo – os palhaços Chimpa, Filomeno, Pompeu e Lechuga mostram habilidades acrobáticas, números de mágica, batalhas, canções e muita brincadeira. Tendo a música como fio condutor, o espetáculo Charanga da Tramp da Cia. Tramp de Palhaços, apresenta os principais elementos de um circo, resgata grandes nomes da arte circense brasileira e ajuda a preservar o legado dessa manifestação artística popular.

Literatura

Em um espaço lúdico e aconchegante que remete ao fundo do mar, artistas do Coletivo Foca leem com o público livros diversos da literatura infantojuvenil, estimulando a criatividade e a imaginação por meio da leitura feita com afetividade. É a medição de leitura ‘Um mar de histórias’.

Artes visuais e Tecnologias

Com matriz de madeira, duas cores de tinta gráfica, rolo e prensa, os artistas do grupo Xilomóvel ministram a oficina Impressão de Xilogravuras. Na atividade, os participantes produzem gravuras únicas e personalizadas, num ambiente de aprendizado que estimula as trocas, as conversas e a criatividade. Formado em 2009, o coletivo com sede na cidade de Campinas já visitou mais de setenta cidades em seis estados brasileiros em ateliê itinerante.

Na atividade lúdica Construção e invenção de brinquedos sonoros, a dupla de artistas, pesquisadores e educadores Karla Silva e Rafael Palmieri, do Ateliê Passarada, usa materiais inusitados para construir instrumentos musicais de efeitos percussivos e de sopro. Canos de conduíte, tecidos e fitas, entre outros, dão origem a apetrechos como a roda de chuva, o reco maracá, a cobra dos ventos e as trombetas mágicas.