Totalmente reformada e ampliada, escola Rosa Nanni Fioresi é reinaugurada

Educação - Destaques Destaques Notícias

Espaço recebeu, entre várias melhorias internas e externas, iluminação em toda o ambiente escolar, reforma de banheiros adaptados, piso emborrachado no playground e telhado com isolamento térmico

O Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Rosa Nanni Fioresi, do Parque Guarani, foi reinaugurado nesta quinta-feira (4), mais seguro, bonito e confortável, após ser ampliado e amplamente reformado. A solenidade foi feita pela Prefeitura de Várzea Paulista, com a presença de alunos, familiares, autoridades e membros da família de Rosa Nanni. Após o ato oficial, que incluiu apresentações de crianças da creche e o descerramento da placa inaugural, os presentes puderam conferir o resultado dos vários meses de trabalho.

A revitalização foi gerenciada pelas Unidades de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, e de Educação, levando em conta demandas apresentadas pelos profissionais da escola e familiares dos estudantes. Os serviços incluíram: revisão de instalações hidráulicas e elétricas; reconstrução de parte do muro de arrimo na lateral; instalação de piso em granilite; novas portas; reforma dos banheiros adaptados para pessoas com deficiência; nova sala de apoio administrativo, mais espaçosa e adequada às necessidades educacionais; manutenção e pintura das janelas e cozinha; instalação de nova iluminação em todo o ambiente escolar, novo telhado (com isolamento térmico) e piso emborrachado no playground.

O investimento foi viabilizado por recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), composto por receitas municipais, estaduais e federais.

Dia histórico

A diretora da escola, Rosangela Francisconi, demonstrou muita alegria e gratidão a todos os envolvidos nas melhorias, em especial o prefeito, as duas pastas municipais que gerenciaram os trabalhos e a equipe de servidoras que trabalha no dia a dia da unidade escolar, muito comprometidas e parceiras. Para a administradora, a creche reinaugurada é a demonstração de que esforços conjuntos produzem grandes frutos.

Na visão dela, a escola passa a viver um novo capítulo em sua longeva trajetória de desenvolver crianças com amor, respeito e dignidade e muitas possibilidades de fazê-las progredir são abertas, com a reinauguração. “Esse é um sonho realizado para muitas famílias: um local seguro, acolhedor e estimulante para suas crianças, enquanto os familiares trabalham”, afirmou.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, fez um resgate histórico e lembrou que chegou a pintar uma porta metálica da escola, quando era secretário municipal de Educação, em 2001. Como também é educador, declarou estar bem alegre por ver o local totalmente reformado e ampliado alegrou o mandatário, assim como as outras benfeitorias feitas em outras 19 escolas, ao longo do atual mandato. “Tenho o prazer de estar, neste momento, praticamente inaugurando a escola, porque muita coisa mudou aqui, e, assim, oferecendo bem-estar para as crianças e um futuro, porque a creche é o alicerce. É aqui que os professores, educadores e professores auxiliares trabalham com excelência, criando alicerce para as crianças seguirem nas próximas etapas. Estou muito feliz”.

A gestora municipal de Educação, Magali de Souza, também agradeceu o trabalho de todos os envolvidos, com destaque para os serviços realizados pela Unidade de Infraestrutura, e expressou a enorme alegria em fazer parte da reinauguração e ser uma servidora participante de um governo com tamanho compromisso em melhorar a estrutura e condições de trabalho aos servidores municipais. “Sinto-me muito alegre neste momento em que podemos honrar nosso compromisso com uma educação pública de qualidade”, declarou. “Aqui poderão ter continuidade a convivência e pleno desenvolvimento dos alunos. O olhar dos pais nos faz sentir realizados”, complementou.

O gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, relembrou que a gestão atual preza pelo diálogo e trabalhos levando em conta as reais necessidades da escola. Entre os vários agradecimentos, destacou a incansável atuação dos trabalhadores da pasta que chefia, que não mediram esforços para realizar os serviços o mais rápido possível.

Música, dança e homenagens

Os presentes ainda puderam curtir as animadas apresentações de dança das turmas: Berçário I (educadoras Elisabete, Raquel, Regina e Cristiane); Berçário II A e Berçário II B (educadoras Giovanna, Márcia Gomes, Luciana, Rafaela, Márcia Frigo, Isabela, Euvania e Angélica); Maternal I A (educadoras Betinha, Elisângela, Juliana, Euvania e Silvia); Maternal I B e Maternal I C (educadoras Carla, Lídia, Raquel, Tati, Juliana, Maria, Ângela e Erica); e Maternal II A e Maternal II B (educadoras Delourdes e Noeli).

Alunos da escola homenagearam autoridades presentes com a entrega de orquídeas e duas familiares de Rosa Nanni Fioresi presentes — a bisneta Bruna Fioresi e a tataraneta Lorena Fioresi (que também é aluna) também foram homenageadas.

O vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, e o gestor municipal de Governo e Administração e de Saúde, João Paulo de Souza, entre diversas outras autoridades municipais, também participaram do ato oficial.