Várzea Paulista cria o Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Na última terça-feira (26), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou a posse dos 19 membros do Comitê Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório do Hotel Orquídea. O novo colegiado, que conta com membros de várias denominações religiosas e do poder público, formulará um projeto para criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; e estudará ações já realizadas no município e proporá novas, com o fim de combater a fome e promover alimentação saudável.

A criação de conselhos voltados a essa pauta é uma das sugestões da Campanha da Fraternidade de 2023, realizada pela Igreja Católica, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), diante da preocupação com a fome no Brasil. O bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, também expressou a vontade de que todas as cidades abarcadas por essa região administrativa da igreja, que inclui Várzea Paulista, criassem esses órgãos. O Comitê Municipal é um passo importante nesse processo.

A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque, lembrou a preocupação da Campanha da Fraternidade de 2023, que levou em conta, por exemplo, o alarmante número de 33 milhões de pessoas passando fome no país em 2022. Todos os anos, a campanha propõe ações práticas dos fiéis e da sociedade como um todo para construir uma sociedade mais fraterna; no ano passado, sugeriu as criações de conselhos voltados à segurança alimentar e nutricional nas cidades onde ainda não existia.

“Enalteço aqui o papel de João Pedro Cremaschi (assessor de Relações Institucionais da Prefeitura), que entrou em contato conosco e colocamos à disposição as reuniões ordinárias de nosso conselho e esse embrião de um novo conselho: um comitê para pensar na cidade, ver o que está acontecendo, nas várias áreas relacionadas à segurança alimentar. O comitê vai pensar, olhar a cidade e elaborar, coletivamente, ações e propostas. O nosso prefeito acredita nos conselhos e na participação coletiva”, relatou a presidente.

Ela ainda destacou que um evento como a posse, realizada com a presença de religiosos como padres, pastores e babalorixás, cumpre o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, ponderou que evitar a fome é lutar pela dignidade das pessoas e destacou que as refeições servidas nas escolas municipais receberam nota 10 das equipes gestoras das unidades escolares. Na avaliação do mandatário, o comitê cumprirá um papel muito importante e bonito. “Várzea paulista está aqui para acolher, com pessoas do bem, com o bem no coração. Começa aqui a concretização da sugestão do bispo Dom Arnaldo de fazer conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional em todas as cidades da diocese. Parabéns!”, finalizou.

O gestor municipal de Governo e Administração e de Saúde, João Paulo de Souza, elogiou Vanessa e demais pessoas que agiram para concretizar a meta passada pelo prefeito: criar o comitê. “O comitê será um braço do CMAS e, depois, vai se tornar um conselho. Parabéns a todos vocês que atuaram e fizeram isso se tornar a realidade que vemos hoje!”, declarou.

Lista completa com os membros do comitê:

Paróquia Cristo Redentor

Lourdes Moreira e Silva Gomes

Maria Inez de Souza

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

Fátima Aparecida Silva Leal

Laura Aparecida Lemes

Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Andrea Carvalho Trevisan Correa Pinto

Lucielena Neves Alvares

Paróquia Santo Antônio

Alda Rosa de Jesus Oliveira

Marivania Antunes de Oliveira

Paróquia São Francisco

Carlos de Souza

Gilmar Aparecido Caracho

Compas (Conselho de Pastores de Várzea Paulista)

Clodoaldo José da Silva

Erich Grael Santos Mendes

Terreiro Ilê Àsé Egbé Ògun Nirê

Kauã da Silva Fernandes de Souza

Matheus da Silva Dias

Fundo Social de Solidariedade

Silvia Leticia Cordeiro da Silva

Unidade Gestora Municipal de Educação

Orlando Carola Neto

Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social

Angela Aparecida dos Santos

Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência

Adriano de Cássio Pavan

Unidade Gestora Municipal de Saúde

Giovanna Pulz

Presenças

Também participaram da solenidade, entre várias autoridades, o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, a presidente do FUSS (Fundo Social de Solidariedade) e primeira-dama, Abigail Braga, o vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino, e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário.