Órgão estudará políticas de combate à fome e de alimentação saudável no município e estabelecerá projeto do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional — uma das sugestões da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica
Na última terça-feira (26), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou a posse dos 19 membros do Comitê Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório do Hotel Orquídea. O novo colegiado, que conta com membros de várias denominações religiosas e do poder público, formulará um projeto para criar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; e estudará ações já realizadas no município e proporá novas, com o fim de combater a fome e promover alimentação saudável.
A criação de conselhos voltados a essa pauta é uma das sugestões da Campanha da Fraternidade de 2023, realizada pela Igreja Católica, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16), diante da preocupação com a fome no Brasil. O bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, também expressou a vontade de que todas as cidades abarcadas por essa região administrativa da igreja, que inclui Várzea Paulista, criassem esses órgãos. O Comitê Municipal é um passo importante nesse processo.
A presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque, lembrou a preocupação da Campanha da Fraternidade de 2023, que levou em conta, por exemplo, o alarmante número de 33 milhões de pessoas passando fome no país em 2022. Todos os anos, a campanha propõe ações práticas dos fiéis e da sociedade como um todo para construir uma sociedade mais fraterna; no ano passado, sugeriu as criações de conselhos voltados à segurança alimentar e nutricional nas cidades onde ainda não existia.
“Enalteço aqui o papel de João Pedro Cremaschi (assessor de Relações Institucionais da Prefeitura), que entrou em contato conosco e colocamos à disposição as reuniões ordinárias de nosso conselho e esse embrião de um novo conselho: um comitê para pensar na cidade, ver o que está acontecendo, nas várias áreas relacionadas à segurança alimentar. O comitê vai pensar, olhar a cidade e elaborar, coletivamente, ações e propostas. O nosso prefeito acredita nos conselhos e na participação coletiva”, relatou a presidente.
Ela ainda destacou que um evento como a posse, realizada com a presença de religiosos como padres, pastores e babalorixás, cumpre o lema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, ponderou que evitar a fome é lutar pela dignidade das pessoas e destacou que as refeições servidas nas escolas municipais receberam nota 10 das equipes gestoras das unidades escolares. Na avaliação do mandatário, o comitê cumprirá um papel muito importante e bonito. “Várzea paulista está aqui para acolher, com pessoas do bem, com o bem no coração. Começa aqui a concretização da sugestão do bispo Dom Arnaldo de fazer conselhos municipais de segurança alimentar e nutricional em todas as cidades da diocese. Parabéns!”, finalizou.
O gestor municipal de Governo e Administração e de Saúde, João Paulo de Souza, elogiou Vanessa e demais pessoas que agiram para concretizar a meta passada pelo prefeito: criar o comitê. “O comitê será um braço do CMAS e, depois, vai se tornar um conselho. Parabéns a todos vocês que atuaram e fizeram isso se tornar a realidade que vemos hoje!”, declarou.
Lista completa com os membros do comitê:
Paróquia Cristo Redentor
Lourdes Moreira e Silva Gomes
Maria Inez de Souza
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Fátima Aparecida Silva Leal
Laura Aparecida Lemes
Paróquia Nossa Senhora da Piedade
Andrea Carvalho Trevisan Correa Pinto
Lucielena Neves Alvares
Paróquia Santo Antônio
Alda Rosa de Jesus Oliveira
Marivania Antunes de Oliveira
Paróquia São Francisco
Carlos de Souza
Gilmar Aparecido Caracho
Compas (Conselho de Pastores de Várzea Paulista)
Clodoaldo José da Silva
Erich Grael Santos Mendes
Terreiro Ilê Àsé Egbé Ògun Nirê
Kauã da Silva Fernandes de Souza
Matheus da Silva Dias
Fundo Social de Solidariedade
Silvia Leticia Cordeiro da Silva
Unidade Gestora Municipal de Educação
Orlando Carola Neto
Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social
Angela Aparecida dos Santos
Unidade Gestora Municipal da Pessoa com Deficiência
Adriano de Cássio Pavan
Unidade Gestora Municipal de Saúde
Giovanna Pulz
Presenças
Também participaram da solenidade, entre várias autoridades, o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, a presidente do FUSS (Fundo Social de Solidariedade) e primeira-dama, Abigail Braga, o vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino, e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário.