Oficina de danças culturais promove manifestações da cultura Afrobrasileira em Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Participantes aprenderão sobre Sambadas: Maracatu, Coco, Jongo, Samba-de-Roda e Ciranda

No próximo sábado, dia 6 de abril, das 9h às 18h, acontece a oficina “Sambadas: Maracatu, Coco, Jongo, Samba-de-Roda e Ciranda” em Várzea Paulista. Fruto da parceria entre o Governo do Estado e as Oficinas Culturais, a atividade será coordenada por Renata de Oliveira e é voltada para interessados acima de 16 anos.

Os interessados podem se cadastrar pelo telefone 4595-2649 até o dia 5 de abril. As vagas são limitadas a 30 participantes, e a seleção será feita por ordem de inscrição. A participação é individual, e é recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, pés descalços e garrafinha de água de uso individual. Além disso, é indicado que os participantes realizem refeições leves antes da aula.

O objetivo principal da atividade é vivenciar, através das danças populares, diversas formas de manifestações da cultura afrobrasileira. Entre as danças abordadas estarão o Coco de Alagoas, o Maracatu Nação, o Jongo, o Samba de Roda da Bahia e a Ciranda de Pernambuco, proporcionando uma experiência única para os participantes. A oficina acontece na Praça CEU, localizado na Rua João Povoa, s/nº, Jardim do Lar.

Renata Oliveira

Renata de Oliveira é artista da dança: dançarina e arte educadora. Trabalha com as manifestações da cultura afrobrasileira, em específico danças populares, afro e dos Orixás. Atua em instituições públicas e privadas de ensino, com formação de professores e oficinas para alunos. Criou o grupo Danças Afro-Brasileiras Campinas e o espetáculo “Saias”, que percorreu cidades e festivais do interior paulista.