Várzea Paulista busca ampliar vacinação de crianças e adolescentes e manter carteirinhas atualizadas

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Busca ativa para aumentar número de vacinados contra o sarampo segue em andamento, dentro da campanha nacional; ação para ampliar proteção contra outras doenças começa na segunda (18)

A Prefeitura de Várzea Paulista, dentro da Campanha Nacional contra o Sarampo, segue com a busca ativa para aumentar o número de pessoas imunizadas, em especial crianças. Os esforços, que incluem a pesquisa dos dados e visitas de agentes comunitários, vai até o fim deste mês. E, nesta segunda-feira (18), começa a ação Saúde na Escola: equipes da Unidade Gestora Municipal de Saúde irão às escolas públicas e privadas da cidade com alunos crianças e adolescentes e, entre outras medidas em parceria com a Unidade Gestora Municipal de Educação, lembrarão a importância de tomarem todas as vacinas ofertadas pelo poder público, e farão vacinações.

Até 19 de abril, os servidores levantarão os números de crianças e adolescentes sem o esquema completo de vacinação, orientar os professores para que as informações relativas à vacinação sejam reforçadas aos pais ou outros responsáveis legais pelos alunos. Além disso, serão oferecidos horários e locais de vacinação diferenciados a serem informados em breve, como, por exemplo, imunizações em reuniões de pais de escolas municipais. “Vamos monitorar todas as escolas para ampliar a cobertura vacinal”, explica uma das gestoras executivas municipais de Saúde, Jane Freitas. “É muito importante manter todas as vacinas em dia. Várias dessas doenças já estavam erradicadas e estão voltando. Não podemos permitir que as crianças e adolescentes voltem a sofrer com isso”.

As doenças que podem ser prevenidas com a aplicação das vacinas disponíveis a esses públicos são: Covid-19; poliomielite; meningites tipo A, C, W e Y; sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B; doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b; e HPV.

Como se vacinar?

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, para que as crianças e adolescentes se imunizem. Para tomar as vacinas, é preciso que um responsável legal acompanhe o menor e leve documento com foto e a carteira de vacinação da criança ou adolescente. Mais informações podem ser conferidas com as próprias equipes das unidades. Os endereços podem ser acessados em: http://tiny.cc/zimjxz (basta clicar no nome da unidade).