Prefeitura entrega primeiro andar reformado da CEMEB Palmyra Aurora de Almeida Rinaldi

Infraestrutura - Destaques Destaques Notícias

Entrega contou com homenagem a ex-aluna e alunos sendo reintegrados as salas reformadas

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura Municipal através das Unidades Gestoras de Infraestrutura Urbana e Educação realizou a entrega do primeiro andar reformado da CEMEB Profª Palymira Aurora de Almeida Rinaldi (Parque Guarani). A escola está em obras desde junho de 2023 e a previsão para entrega completa é para setembro deste ano.

A reforma inclui troca do piso, rede elétrica, luminárias, hidráulica, pintura, reforma dos banheiros, inclusão de banheiro para Pessoa com Deficiência, portas e ampliação de salas. A obra também inclui a remoção dos quebra-ventos estruturais, por alvenaria, e a instalação de um elevador que ainda está em andamento, uma grande demanda da unidade escolar que recebe diariamente mais de 800 alunos.

Neste primeiro momento, foi realizada a entrega dos banheiros masculino e feminino, seis salas de aula, sala de professores, diretoria, coordenação, secretária e sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

O diretor da unidade escolar, Pedro Pastri, comentou sobre o desafio em manter os alunos bem alocados sem sofrerem prejuízos pedagógicos apesar da reforma. “Foi feito um planejamento entre a escola com as unidades responsáveis pela reforma, pensando sempre em primeiro lugar no bem-estar dos alunos”, comentou. “Com a entrega das seis salas de aula, hoje, continuaremos apenas com três turmas em cada período ainda tendo aulas nas salas de aula da igreja, que também é um ambiente educacional e que foi adaptado pensando na aprendizagem de nossos alunos”, finalizou o diretor.

Momento de homenagem

A nova sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), foi inaugurada em um momento de muita emoção, pois a ex-aluna, Celia Caroline Antunes Gomes, conhecida como Celinha, foi homenageada ao ter seu nome colocado na sala. Celinha era cadeirante e aluna da CEMEB, muito querida por seus colegas e funcionários, faleceu há pouco mais de um ano, vítima de uma doença degenerativa.

O descerramento da placa de inauguração da nova sala foi realizado pelo prefeito professor, Rofolfo Braga, alunos da CEMEB e familiares de Celinha. O prefeito demonstrou sua emoção ao participar do momento de homenagem. “Tive o imenso prazer de conhecer Celinha, uma garota doce, carinhosa que é mais do que merecedora dessa homenagem. Hoje ela virou uma estrelinha, mas tenho certeza que está muito feliz neste momento e olhando por todos nós”, declarou o prefeito.

Os pais de Celinha, Olair Xavier e Rosângela Antunes Gomes, visivelmente emocionados, agradeceram a homenagem e o cuidado que sua filha sempre recebeu dentro da unidade escolar. “A escola sempre foi muito acolhedora com minha filha, abraçaram a causa dela e permitiram que ela estivesse em convívio com os alunos de igual para igual em todos os momentos. Só temos o sentimento de gratidão, gratidão por tudo”, declarou Rosângela.

Outros destaques

Seis turmas foram reintegradas as suas salas na companhia de professores e das autoridades municipais presentes. Os alunos se demonstraram muito entusiasmados com a reforma e, agradeceram o trabalho realizado. O gestor municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Renato Germano, destacou que a obra na CEMEB continuará sem interrupções e que o objetivo é garantir um local educacional de qualidade para alunos e professores.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, falou sobre a importância da reforma da unidade escolar e sobre a homenagem para a ex-aluna. “Este momento veio para coroar nossa missão que é ofertar um ambiente educacional de qualidade, acessível, de incluir, promover possibilidades, e cumprir com nosso dever de servir”, declarou a gestora.

Houve também um momento de homenagem, onde alguns alunos entregaram presentes para a família de Celinha e autoridades municipais.

Presenças

Estiveram presentes também o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, o Presidente da Câmara, Dr. Eliseu Notário, e os vereadores Valdecir Costa, Robertinho, Elton Vargas, Emerson Afonso e Giba Moraes, além de professores e profissionais da Unidade Gestora de Educação.