Ao todo, foram 60 progressões: quatro para inspetores, 11 para subinspetores, 18 para 1ª classe e 27 para 2ª classe; novas patentes ficam válidas a partir desta quarta (13)
Após concluir com êxito os cursos preparatórios, 60 membros da GCM (Guarda Civil Municipal) de Várzea Paulista celebraram, nesta quarta-feira (13), a oficialização das progressões funcionais que almejavam. Foram quatro progressões para inspetores, 11 para subinspetores, 18 para guardas 1ª classe e 27 para guardas 2ª classe, todas formalizadas pela Prefeitura, no auditório do Hotel Orquídea. As novas patentes possibilitam maiores motivação e valorização, e reflexos positivos diretos e indiretos na segurança pública da cidade. São as primeiras progressões desde 2012, mais uma valorização da corporação.
As progressões, que começam a valer hoje mesmo, demonstram a pertinência e importância da Lei Complementar nº 340, norma legal municipal sancionada em 13 de julho de 2023. A lei estabelece critérios claros para as progressões e impede interferências políticas para a concessão ou não da progressão. O processo para a aprovação foi fruto de esforços conjuntos da Prefeitura— que ouviu cuidadosamente servidores e vereadores, em especial o vereador Alex Godoi, que também é guarda —, e da própria Câmara, que aprovou o projeto por unanimidade.
Os cursos foram realizados pela EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor), com o suporte da GCM, na sede da corporação, em janeiro — 40 horas de curso para os candidatos a subinspetor e inspetor (uma turma) e 32 horas para os pleiteantes às vagas de 1ª classe e 2ª classe (duas turmas). As aulas foram ministradas por servidores municipais da própria Guarda e das Unidades Gestoras Municipais de Assuntos Jurídicos e Recursos Humanos; Gestão Pública; e Planejamento e Inovação.
Os instrutores das aulas para progressões a inspetores e subinspetores foram: Ana Letícia Zuliano, GCM Alfredo Leite Junior, Carla Medeiros, Dra. Aline Caetano, GCM Edson Barcaro, Plinio Frare e Luciana Martins Bertoncelo. Os instrutores para as turmas de candidatos a 1ª e 2ª classes foram: Ana Letícia Zuliano, Plínio Luís Frare e GCM Wladimir Roberto de Lima. O trabalho deles foi enaltecido ao longo da cerimônia.
Dia histórico
O prefeito do município, professor Rodolfo Braga, mostrou-se muito feliz e satisfeito com a valorização e qualificação da GCM feita ao longo do mandato, fruto do trabalho de muitas pessoas, e lembrou o significado das progressões em uma carreira. O mandatário ainda enalteceu a nobreza do trabalho de segurança feito pelos guardas, às vezes colocando a própria vida em risco. “A progressão é a valorização da excelência do trabalho dos senhores. É algo bom para o salário, mas o melhor é o conhecimento que viabiliza um trabalho de excelência”, afirmou.
O comandante da GCM, Dejair Pellini, que foi graduado subinspetor, mostrou-se muito emocionado, feliz e grato a Deus e a todas as pessoas envolvidas. E reservou um momento para parabenizar os graduados. “Parabenizo todos vocês. Vocês são merecedores de tudo”, afirmou.
O gestor municipal de Segurança Pública, Leandro Basson, enalteceu a importância da união entre o executivo e o legislativo para a aprovação da lei e a contribuição qualificada da própria GCM para as aulas, sem precisar trazer profissionais de forças de uma corporação externa. “Sei o quanto essas graduações são importantes. É um passo a mais na vida profissional de vocês. Fico lisonjeado em participar deste momento”.
Participações
Também estiveram presentes, entre várias outras autoridades, o vice-prefeito, Fernando Pasqualino; a gestora municipal de Assuntos Jurídicos e Cidadania, Dra. Florenides Gaino, o gestor municipal de Governo e Administração, e de Saúde, João Paulo de Souza; e o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário.