Cada módulo contém uma parte de aço galvanizado a fogo, bastante resistente, placas cimentícias, placas de madeira misturada a cimento para as paredes, e teto de aluzinco com camada térmica de isopor

Nesta sexta-feira (8), a construção da Escola do Futuro, no Jardim Paulista, teve uma nova fase iniciada: a montagem das peças pré-moldadas, que formarão a estrutura do piso ao teto da obra. A construtora licitada, Polibox Sistemas Construtivos, está empregando processos bastante avançados, sob o gerenciamento da Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas de Várzea Paulista. É a primeira construção de escola com essa tecnologia na região.


De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Samuel Serafim de Souza, da Polibox, os módulos, que começaram a ser recebidos nesta semana, contêm: aço galvanizado a fogo (com durabilidade de 30 a 40 anos); placas cimentícias para o piso; paredes de madeira mineralizada misturada a cimento; e peças para o teto feitas de aluzinco com camada térmica de isopor (telha sanduíche).


O profissional ainda destacou a incrível agilidade da obra, que foi iniciada em janeiro deste ano e já tem todas as fundações (etapa fundamental para garantir estabilidade da edificação) realizadas. “Vamos executar 2.160 m² de área construída em apenas seis meses”, afirmou o profissional.

Em visita à obra, o prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, lembrou que a nova escola municipal vai contemplar, inicialmente, 500 vagas para a Educação Infantil e, em um segundo momento, passará a ofertar vagas de Ensino Fundamental. “É uma escola que já entregaremos em julho. Está muito perto, porque hoje a tecnologia de construção permite um trabalho muito rápido, com estruturas pré-moldadas”, declarou.

O gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, comemorou a modernidade que a obra representa. “Parabéns ao prefeito e à administração municipal por trazer essa inovação para nossa região! Realmente, é uma escola tecnológica”.
Educação e modernidade



A Escola do Futuro, que está sendo feita com recursos da Unidade Gestora Municipal de Educação e foi projetada pela Unidade Gestora de Infraestrutura e Obras Públicas, além da modernidade já existente nas técnicas de construção empregadas, inovará no ensino em si, que será marcado pelo uso de tecnologias, ofertando uma educação personalizada e adaptada às necessidades de cada aluno.