Ação contou com aula de aconselhamento pré e pós-teste e revelação diagnóstica
Capacitar os profissionais da saúde é essencial, por isso, nos dias 05 e 06 de março, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), por meio do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais, realizou uma capacitação regional, que contou com a presença de profissionais do município de Várzea Paulista e de cidade vizinhas na área da saúde. Ação contou com aula de aconselhamento pré e pós-teste e revelação diagnóstica e foi realizada na Escola de Governo de Várzea Paulista.
A coordenadora do CTA, Luzinete Dias, comentou que 17 profissionais concluíram o curso. “Esse treinamento busca capacitar os profissionais para que saibam fazer o teste rápido de HIV, Sífilis e das Hepatites B e C, pois quanto mais profissionais capacitados tivermos no município, mais pessoas serão atendidas e testadas”, comentou.
O treinamento teve como objetivo a ampliação do diagnóstico precoce das Infeções Sexualmente Transmissíveis, os temas abordados foram medidas de prevenção combinada, sinais e sintomas, legislação, interpretação de exames, tratamento, protocolos e fluxos. Além disso, os profissionais também aprenderam como fazer a realização do teste, acolhimento humanizado, tratamento e encaminhamentos quando necessário.