Futsal dá início à fase interclasse dos Jogos Escolares, na escola Erich Becker

Educação - Destaques Destaques Notícias

Alunos dos Anos IV e V da unidade escolar participam da modalidade; Jogos Escolares se encerrarão em julho

Nesta semana, o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Erich Becker, do bairro Cidade Nova II, deu início às atividades interclasse, a primeira das etapas dos Jogos Escolares deste ano. Até a próxima sexta-feira (8), a unidade escolar definirá as turmas vencedoras do futsal — masculino e feminino. A modalidade é disputada pelas classes dos Anos IV e V do Ensino Fundamental (9 a 10 anos de idade).

Carlos Alberto de Mello Oliveira e Anete Juliana Borella Paiva, professores de Educação Física, apitam os jogos na Erich Becker. A partir da fase na qual as escolas começam a se enfrentar, os professores passarão a ser os técnicos das equipes de suas escolas e a arbitragem ficará por conta da Unidade Gestora Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

Segundo os coordenadores técnicos da Unidade Gestora Municipal de Educação, Filipe Pires Biachin e Fabiano Mantovani, o mesmo ocorre em toda a Rede Municipal de Ensino, que, até abril, definirá as turmas que representarão cada escola, nas modalidades: futsal (masculino e feminino), queimada (mista), basquete adaptado (misto), atletismo (misto) e dança (mista). Alunos dos Anos III a V estarão envolvidos (cada modalidade terá idades específicas).

Em maio e junho, será realizada a segunda fase, conhecida como setorial. As turmas representantes das escolas se enfrentarão para a definição das equipes vencedoras de cada região — Norte, Centro-Oeste e Leste.

Por fim, em julho, os times vencedores de cada região vão disputar as finais das modalidades, para que sejam conhecidos os campeões dos Jogos Escolares.

Diretora destaca benefícios dos jogos

A diretora da Erich Becker, Éveli Morelli Faustino, é apaixonada pelos Jogos Escolares e costuma animar a competição com sua vuvuzela. A servidora relata que alunos e até mesmo familiares se envolvem e o esporte é realmente incentivado ao longo das atividades. “Eu acho que os jogos incentivam demais as crianças a participarem e desenvolverem esse aspecto da vida. Elas participam na escola e conseguem ver que podem praticar o esporte também fora dela”, opina.

“Os alunos treinam, envolvem-se nos times que vão para a fase setorial e se organizam, junto dos pais, que os levam para treinar. Temos casos de pais que querem vir treinar as crianças na escola. É um envolvimento de toda a comunidade escolar. Vai além da escola”, finaliza.