Dia D de Combate à Dengue promove ação na Vila Real

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Ação buscou informar e conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue

Em prol do Dia D de Combate à Dengue Estadual, nesta sexta-feira (1º) equipes do setor de Vigilância Sanitária e Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista promoveram um mutirão adicional na região da Vila Real. A ação buscou informar e conscientizar à população sobre a importância da participação de todos no combate à dengue.

De acordo com a moradora Maria de Jesus, essas ações são ótimas. “Muito bom que eles venham até nossa casa e orientem a gente sobre como se cuidar”, citou.

Durante a ação, os agentes carregavam cartazes e folhetos informativos que foram distribuídos à população ou foram deixados nas caixas de correio. Também ocorreram visitas casa a casa, com orientações aos moradores e comerciantes sobre a importância de manter o quintal limpo e livre de criadouros.

Como se prevenir

• Cubra piscinas e faça a manutenção constante;
  • Limpe as calhas;
  • Mantenha tonéis, caixas e barris de água bem tampados;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas, até a borda;
  • Troque a água dos vasos;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos, em lixeiras fechadas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Tampe ralos;
  • Coloque areia ou cimento nos cacos de vidro de muros;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza com água e sabão, periodicamente;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.

Denuncie

Caso encontre criadouros de Aedes aegypti em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – nome da via e numeração). Desta forma as equipes técnicas serão direcionadas para lá, para que façam a avaliação e tomem as medidas cabíveis para sanar o problema.