Trabalhadores do Várzea Inclui ganham certificados após formações realizadas no programa

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

138 contemplados pela política pública municipal receberam cinco cursos ministrados por servidores públicos sobre acolhimento da pessoa com deficiência e Lei Maria da Penha; e duas formações em parceria com o Sebrae, sobre empreendedorismo

Na tarde de quarta-feira (28), o Várzea Inclui, programa contra o desemprego e para capacitar e recolocar trabalhadores em vulnerabilidade social no mercado, certificou 138 formandos de sete capacitações feitas de outubro a dezembro de 2023, nas 10 horas semanais de capacitação que fazem parte da iniciativa. O evento, no Espaço Cidadania, teve representantes da Prefeitura e do Sebrae. Cinco capacitações, conduzidas por servidores municipais, abordaram temas como acolhimento da pessoa com deficiência, primeiros socorros e violência doméstica; e duas formações, relativas a empreendedorismo, foram aplicadas pelo Sebrae, em parceria com a gestão municipal.

Os cursos concluídos foram: “Enchente, desmoronamento e área de risco”; “Violência doméstica, Lei Maria da Penha”; primeiros socorros”; “Prevenção às doenças sexualmente transmissíveis”; “Acolhimento da pessoa com deficiência”; “Comece seu planejamento financeiro” e “Seja um empreendedor com atitudes certeiras”.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, afirmou estar muito satisfeito, elogiou o trabalho da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, que gerencia o Várzea Inclui, e lembrou a atuação do coordenador do programa, Reinado Favaro. Como professor, ele valoriza muito o momento de certificar quem está concluindo cursos. “É uma oportunidade de prepará-los para viverem conquistas maiores e melhores. É muito bom estar aqui como prefeito e ter a equipe com a qual conto, para me auxiliar nas realizações que a Prefeitura tem promovido, e não há nada melhor que trabalhar para pessoas. Obrigado a todos, fiquem com Deus e estou sempre à disposição de vocês!”, celebrou.

Dedicação e trabalho enaltecidos

Marco Antônio Ramos, consultor de negócios do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), agradeceu a parceria da Prefeitura, parabenizou os formandos e também se colocou à disposição. “Sintam-se acolhidos, porque parte de nossa missão é fomentar os microempreendimentos. Obrigado a todos vocês, que tiveram paciência e nos acolheram para falar dos temas abordados! Estamos de portas abertas para ajudar vocês. Parabéns a todos!”, declarou.

O vice-prefeito, Fernando Pasqualino, recordou que o trabalho dos beneficiários do Várzea Inclui faz muita diferença, inclusive para os serviços de zeladoria na cidade. “Muito obrigado a vocês, que cuidam da cidade com todo carinho!”, afirmou.

Ganhos sociais

O gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, elogiou a disposição do prefeito e da administração municipal, para viabilizar um governo que busque sempre dar algo a mais e realizar ações fraternas e acolhedoras, pensando em quem mais precisa, algo claramente demonstrado pelo programa Várzea Inclui, criado no atual mandato “Queremos dar dignidade às pessoas, com oportunidades”.

As inscrições para as vagas existentes do Várzea Inclui estão abertas até 11 de março. Confira os endereços, requisitos e como fazer a inscrição: http://tiny.cc/et84xz.

Presenças

A solenidade contou com a participação de outras autoridades municipais, como: a gestora executiva de Desenvolvimento Social, Mônica Pazotto, o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário, a presidente do FUSS (Fundo Social de Solidariedade), Abigail Braga, e a presidente do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), Vanessa Albuquerque.