Mutirão Contra a Dengue na Vila Real reforça combate à epidemia

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Ação será realizada nesta sexta-feira, dia 1º de março, com visitas casa a casa e orientação aos moradores

Nesta sexta-feira, 1º de março, a região da Vila Real se une ao esforço estadual no Dia D de Combate à Dengue, promovendo um mutirão adicional coordenado pelo setor de Vigilância Sanitária e Zoonoses da Prefeitura de Várzea Paulista. A ação visa conter a propagação do vírus e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção.

A mobilização ocorrerá das 8 às 12 horas, com o intuito de ampliar as medidas preventivas e controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A equipe de profissionais da saúde, devidamente orientada, percorrerá a região, inspecionando possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue. Além disso, serão realizadas ações de conscientização junto à população, com distribuição de material informativo e orientações sobre como eliminar criadouros em suas residências.

A Unidade Gestora de Saúde ressalta a importância do cuidado constante e da cooperação de todos os setores da sociedade para enfrentar não apenas a Dengue, mas também outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Zika e a Chikungunya.

Confira algumas dicas:

• Cubra piscinas e faça a manutenção constante;
  • Limpe as calhas;
  • Mantenha tonéis, caixas e barris de água bem tampados;
  • Descarte pneus usados;
  • Coloque areia nos pratos de plantas, até a borda;
  • Troque a água dos vasos;
  • Recolha e acondicione o lixo do quintal;
  • Retire do quintal objetos que acumulam água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos, em lixeiras fechadas;
  • Feche bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Tampe ralos;
  • Coloque areia ou cimento nos cacos de vidro de muros;
  • Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza com água e sabão, periodicamente;
  • Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.

Denuncie

Caso encontre criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante fazer um registro na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037, relatando o problema e o local (endereço completo – nome da via e numeração) para que as equipes técnicas sejam direcionadas para lá, façam a avaliação e tomem as medidas cabíveis para sanar o problema.