Prefeitura inicia ciclo de capacitações técnicas para Conselhos Municipais

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Conselheiros de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, da Mulher e da Pessoa Idosa se reuniram para uma capacitação técnica, que aborda os objetivos dos conselhos de direitos e seu contexto histórico

Nesta segunda-feira (26), a Unidade Gestora de Desenvolvimento Social (UGMDS) da Prefeitura de Várzea Paulista iniciou um ciclo de capacitações contratadas exclusivamente para os quatro Conselhos Municipais que compõem a pasta: Conselho de Assistência Social, Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho da Mulher e Conselho da Pessoa Idosa.

O encontro, sediado no Rotary Club de Várzea Paulista, no prédio da Guardinha, marcou o início da capacitação, dividida em duas etapas. A primeira fase reunirá os quatro conselhos, enquanto a segunda abordará as especificidades de cada um. A capacitação mediada pelo palestrante Flariston, abordou o contexto histórico dos conselhos de direitos e seu fundamental papel no exercício da democracia participativa a partir da Constituição Federal.

O gestor de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, comentou que o objetivo da capacitação é melhorar o atendimento técnico dos conselheiros, os auxiliando no entendimento do importante papel que desempenham. “Através dessas capacitações, reforçamos a importância dos Conselhos como órgãos colegiados e permanentes, fomentando políticas públicas que agregarão de maneira acolhedora e humanizada nossa sociedade”, disse.

Sandra Gama, supervisora técnica da empresa Crod, responsável pela capacitação, explicou que a segunda fase da capacitação será de muita importância. “No próximo encontro trabalharemos de maneira ativa as especificidades de cada conselho, o que resultará em um atendimento estratégico e específico no dia a dia dos conselheiros”, relatou.

A gestora executiva de Desenvolvimento Social, Mônica Pazotto, destacou a importância desse encontro para os representantes dos Conselhos Municipais. “É significativo fortalecer o diálogo entre a participação popular e as políticas públicas, o que impactará diretamente a comunidade”, concluiu ela.