Várzea Paulista participa de reunião para enfrentamento à Dengue na região metropolitana de Jundiaí

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Representantes das sete cidades da região se reuniram e discutiram planos de ação para o combate ao mosquito transmissor. Várzea Paulista realizará mutirão nesta sexta-feira (23)

Nesta quinta-feira (22), gestores de Saúde e representantes das cidades da região metropolitana de Jundiaí realizaram uma reunião para discutir ações e estratégias conjuntas no combate à Dengue em união com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas (GVE XVII). A reunião ocorreu no auditório da Prefeitura de Jundiaí.

Cada cidade apresentou as medidas que estão adotando para a contenção da proliferação do mosquito na região. O objetivo da reunião é que com as medidas apresentadas, os municípios possam trabalhar de maneira conjunta e em sintonia, para que o número de casos da doença diminua de maneira efetiva.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Campinas, Márcia Pacola, esteve presente na reunião e destacou a importância das parcerias. “Amanhã é o dia D de combate à Dengue em todo o Estado, e é importante salientar que a proliferação do mosquito não é um problema das secretarias de Saúde ou da Vigilância Sanitária, é um problema de todos nós, como sociedade civil. Todos precisamos estar em harmonia e eliminar os criadouros do mosquito para que não tenhamos uma epidemia ainda maior”, declarou.

O prefeito de Jundiaí e presidente da Região Metropolitana, Luiz Fernando Machado, também ressaltou a relevância da participação popular para a eliminação dos criadouros do mosquito. “Mais do que cobrar, nós também precisamos fazer a nossa parte como cidadãos. Antes de olhar o quintal do vizinho, olhemos primeiro o nosso. Vamos nos unir e fazer essa inspeção diária em nossa casa, pois o cenário é de alerta”, explicou.

Somadas, as cidades – Várzea Paulista, Itupeva, Cabreúva, Louveira, Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Jarinu – ultrapassam os 840 casos confirmados da doença, segundo o painel de monitoramento do Estado (168 casos positivos em Várzea Paulista).

Plano de ação

O gestor interino de Saúde, João Paulo de Souza, foi quem apresentou o plano de ação de Várzea Paulista, e ressaltou a ação que será realizada nesta sexta-feira (23). “Amanhã é o Dia D de combate à dengue em todo o Estado, e nós, além de todas ações que já estão sendo realizadas, faremos um importante mutirão porta a porta na região Norte da cidade, com mais de cinquenta profissionais da Saúde empenhados no combate ao mosquito transmissor em nosso município”, explicou o gestor.

Entre as ações de contenção, Várzea Paulista realizou a distribuição de mais de 70 mil panfletos explicativos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, atividades nas escolas municipais, além de faixas e banners espalhados pela cidade. Mais de 15 mil pessoas foram visitadas por Agentes de Saúde, criadouros eliminados, serviços de pulverização nos principais córregos do município, além da criação do Comitê de Prevenção à Dengue e mutirões em diversos bairros da cidade.

Há também, ações de suporte a Saúde nos casos da doença, com a ampliação do atendimento da UPA, triplicação dos números de leitos de hidratação e observação, mais de dez mil exames laborais disponibilizados à população e ampliação dos atendimentos clínicos nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde).

Programação

Em virtude de a região Norte ser a mais afetada com a proliferação do mosquito, nesta sexta-feira (23), haverá um importante mutirão a partir das 08h30, com cerca de 50 profissionais da Saúde na visitação de casa em casa, partindo do Parque Chico Mendes, com o objetivo de intensificar o combate aos criadouros e a orientação à população local.

Caso perceba criadouros fora de seus imóveis, ou seja, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante que registre a informação na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30). Ao fazer o contato, relate o problema e informe o endereço completo (com nome da via e número), para que as equipes técnicas sejam direcionadas ao local, avaliem-no e adotem as medidas cabíveis para sanar o problema.