Trabalhos de roçagem e limpeza prosseguem na Marginal do Rio Jundiaí, escolas e outros espaços públicos

Infraestrutura - Destaques Destaques Notícias

Via está recebendo o trabalho em um trecho próximo à estação de trem; escola Anísio Teixeira e Praça da Bíblia também estão sendo limpas nesta sexta-feira (16)

Vários pontos de Várzea Paulista estão ganhando serviços de roçagem e limpeza por parte da Prefeitura, gerenciados pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas. Nas margens do rio da Avenida Marginal do Rio Jundiaí, continuam os trabalhos de retirada do mato em excesso e a poda de árvores que atrapalham veículos de grande porte e a própria visibilidade das placas de trânsito. Escolas, praças e outras áreas públicas também recebem o cuidado de remover a vegetação excessiva. Não ter “mato alto” mantém os espaços mais bonitos e limpos, afastando animais peçonhentos.

Segundo o gestor municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, é importante remover a vegetação excessiva até mesmo porque ela tem avançado sobre a Marginal. Neste momento, a equipe contratada está fazendo essas limpezas no trecho próximo à estação de trem, após o cruzamento com a Rua Isaac Galvão. Nas próximas semanas, as ações continuarão em todo o trecho da via que pertence à cidade (13 km), nos dois sentidos.

Esse trabalho na avenida será feito novamente, ainda em 2024 — provavelmente no segundo semestre. A verba utilizada para essa contratação é da Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito.

Outras áreas públicas estão sendo contempladas com serviços de roçagem e capinação, sempre priorizando os locais mais críticos, por meio de equipe própria da Infraestrutura ou de empresa contratada. Nesta sexta-feira (16), o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Anísio Teixeira, no Jardim América II, e a Praça da Bíblia recebem essa zeladoria. O custeio dessas ações em escolas é feito pela Unidade Gestora Municipal de Educação; e as verbas usadas para a limpeza de praças vêm da própria Unidade de Infraestrutura.

Os espaços esportivos, que também estão na programação, têm os trabalhos custeados pela Unidade Gestora de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.