Fiscalização avalia emissões de fumaça em ônibus municipais de Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques Destaques Notícias

Ação analisou a conformidade dos veículos com Programa Estadual de Sustentabilidade

Nos dias 07 e 08 de fevereiro, a Unidade Gestora de Meio Ambiente realizou uma ação de fiscalização de fumaça (opacidade) na frota municipal de ônibus, abrangendo tanto os veículos de transporte escolar quanto os de transporte público urbano. A iniciativa foi motivada por uma diretiva do Programa Estadual Município VerdeAzul (PMVA), que avalia os municípios paulistas quanto à sua sustentabilidade em diversas diretrizes.

A fiscalização teve como foco a coloração da fumaça na saída do escapamento de alguns veículos amostrados. Esses ônibus foram mantidos estacionados, porém acelerados, durante a análise. Utilizando a escala de Ringelmann como referência, os técnicos da Unidade de Meio Ambiente e de Transporte Público e Trânsito compararam as emissões dos veículos com as cores da escala.

Considerando que as frotas são relativamente recentes e passam por manutenção regular, não foram constatadas emissões fora do padrão permitido. Isso indica que os ônibus de transporte escolar e urbano estão operando sem lançamentos excessivos de poluentes, contribuindo positivamente para a qualidade do ambiente local.

Este procedimento faz parte de uma estratégia mais ampla de monitoramento contínuo das emissões dos veículos municipais ao longo do ano. Mais unidades da frota passarão por avaliações similares, assegurando que os padrões ambientais sejam mantidos e reforçando o compromisso da cidade com a sustentabilidade.