Relembre características da dengue e como se prevenir

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença; veja como cuidar de si próprio e da coletividade

A dengue, doença infecciosa febril aguda, pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue, e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme). Vale lembrar quetodas as faixas etárias são suscetíveis à doença e a responsabilidade sobre evitar que a doença se espalhe é de todos.

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento. A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, causadas pelo vírus transmitido por vetores artrópodes.

A dengue pode ocasionar sintomas como febre alta, dor de cabeça, náuseas e vômitos, fadiga, manchas vermelhas na pele e, em casos mais graves, sangramentos e até a morte.

Orientações

• Manter tonéis, caixas e barris de água bem tampados;
  • Lavar periodicamente, com água e sabão, tanques utilizados para armazenar água;
  • Remover galhos e folhas de calhas;
  • Não deixar água acumulada sobre a laje;
  • Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;
  • Trocar água dos vasos;
  • Colocar lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
  • Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
  • Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
  • Fazer sempre manutenção de piscinas e as cubra;
  • Tampar ralos;
  • Colocar areia ou cimento nos cacos de vidro de muros;
  • Não deixar água acumulada;
  • Usar repelente, se possível;
  • Telas contra mosquitos em portas e janelas, e até mesmo a que é feita para cobrir a cama, também são armas contra o mosquito;
  • O mosquito costuma picar as partes baixas por não conseguir, geralmente, voar a alturas grandes.
    Cobrir os membros inferiores impede a picada.

Informe a Prefeitura

Se notar qualquer criadouro de Aedes aegypti em seu imóvel, é muito importante eliminar a água do recipiente e higienizá-lo, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Depois disso, deve ser feito o correto armazenamento e manutenção do recipiente, para que não volte a ser um criadouro.

Caso perceba criadouros fora de seus imóveis, ou seja, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante que registre a informação na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30). Ao fazer o contato, relate o problema e informe o endereço completo (com nome da via e número), para que as equipes técnicas sejam direcionadas ao local, avaliem-no e adotem as medidas cabíveis para sanar o problema.