Várzea Paulista possui 108 vagas. Inscrições devem ser realizadas no site, até 08 de abril
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta quarta-feira (07), às 15h, as inscrições para o Vestibular anual 2024. Várzea Paulista possui um polo da Universidade, localizado no Espaço Cidadania (Av. Ipiranga, 151 – Centro) e possui 108 vagas em aberto, sendo 36 vagas por eixo.
São oferecidos nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
Inscrições
As inscrições terminam no dia 8 de abril e devem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br. A prova ocorrerá no dia 26 de maio e os locais oficiais de prova serão publicados no dia 25 de maio. O início das aulas está previsto para o final de julho de 2024.
O custo da inscrição é de R$ 52. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.
O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 25 de junho, a partir das 15h.
Isenção de taxa
As pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 6 e 16 de fevereiro. No mesmo período, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2007.
Aos candidatos que preencham cumulativamente, atenção aos requisitos: estar regularmente matriculado no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação e que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários-mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção.
Prova
A prova será realizada no dia 26 de maio, às 13h, de forma presencial. A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em: vestibular.univesp.br, no dia 25 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 27 de maio, no site do vestibular.
Cursos
Os alunos do Eixo de Computação farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos).
Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática e Pedagogia (todos com quatro anos de duração).
Os que optarem pelo novo Eixo de Negócios e Produção vão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.
Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .
Saiba mais sobre os cursos: www.univesp.br/cursos
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS).