Prefeitura de Várzea Paulista promove curso de primeiros socorros para cuidadores da rede

Educação - Destaques Destaques Notícias

Ação foi feita no auditório I da UGME em prol da Lei Lucas (13.722/18)

Proteger as crianças de acidentes que podem ocorrer em ambientes escolares é essencial, por isso, existe a Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Levando isso em conta, nessa terça-feira (6), no auditório I da Unidade Gestora Municipal de Educação, os cuidadores do ensino infantil e fundamental se reuniram e tiveram um curso de Primeiro Socorros.

Segundo o responsável pelo curso GCM Santos Gomes, saber sobre primeiros socorros e sobre a Lei Lucas é muito importante. “Durante a formação abordamos sobre os tipos de manobra que devem ser utilizadas, as formas de imobilização dos traumas que são recorrentes em escolas”, citou. “Acredito que temos que passar o conhecimento para as pessoas da rede, desta forma teremos professores preparados, e isso pode e vai evitar muitas fatalidades”, disse.

De acordo com a coordenadora técnica pedagógica Jaqueline Rodrigues depois da criação da Lei Lucas, as escolas tem que disponibilizar treinamento para os profissionais. “O curso acontece anualmente para que eles tenham uma noção sobre primeiros socorros”, comentou. Já a cuidadora da rede Marlene Ferreira, fez a capacitação e aprovou.  “Ter esse curso é muito importante, porque na hora que acontece alguma coisa na escola, a gente está mais preparada e consegue manter a calma, até porque na nossa profissão temos que estar preparadas para tudo”, reforçou.