Vila Real começa a receber novas visitas casa a casa contra a dengue

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Equipes técnicas estão averiguando as residências do bairro, que tem o maior número de casos confirmados da doença neste ano; receptividade da população é fundamental

Com o aumento dos casos de dengue na cidade e região, a Prefeitura de Várzea Paulista iniciou, na manhã desta quinta-feira (1º), novos mutirões, com a intensificação das visitas casa a casa em bairros com maior número ou potencial de casos de dengue. Neste primeiro mês, servidores do Controle de Zoonoses e agentes comunitários de saúde estarão na Vila Real, devidamente identificados, para dar orientações preventivas e adotar as medidas necessárias, caso identifiquem algum criadouro do Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e Chikungunya.

Nesse primeiro dia, oito equipes estiveram em pontos distintos do bairro e houve um acompanhamento por parte da CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças), do Governo Estadual. Segundo o coordenador de Vigilância e Zoonoses da Prefeitura, André Purgato, o objetivo é percorrer todas as vias do bairro até 29 de fevereiro. “Ao abordarmos os moradores, buscamos conscientizá-los sobre a importância de podermos entrar na casa. Felizmente, na maioria dos casos, a receptividade é boa”, afirma. A Vila Real é o primeiro a receber o trabalho, por ter o maior número de casos na cidade (11 dos 49 casos registrados até 31 de janeiro).

Luziane Gabriel de Lima mora com o esposo e dois filhos na Rua Sananduva, há dois anos, e fez questão de receber bem a equipe. A munícipe elogiou o trabalho e entende a relevância de a população cooperar. “É uma ação bem importante, porque o problema da dengue é bem sério. Tem muita gente que não liga e deixa água parada e isso é algo do qual cada pessoa precisa cuidar. Eu fico sempre atenta para evitar criadouros do mosquito na minha casa. É importante que a população abra a casa e receba a equipe”, declara.

01/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas

06/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas

08/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas

20/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas

22/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas

24/02 (sábado): das 8 às 13 horas

27/02 (terça-feira): das 9 às 12 horas

29/02 (quinta-feira): das 9 às 12 horas

Ajude a combater o mosquito

O Aedes aegypti precisa de sete a dez dias para chegar à fase adulta no verão, como relembra Purgato. Segundo o coordenador, uma vistoria rápida da casa, de dez minutos, pode ser feita pelos próprios moradores, para evitar a água parada, em um mesmo dia da semana, toda semana. Assim, impede-se que o inseto chegue à fase na qual pode infectar alguém. Veja como, na prática, evitar a água parada, e outros cuidados:

– Cubra piscinas;

– Limpe as calhas;

– Descarte pneus usados;

– Coloque areia nos pratos de plantas;

– Recolha e acondicione o lixo do quintal;

– Retire do quintal objetos que acumulam água;

– Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;

– Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;

– Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.

– Se for possível, use repelente;

– Telas contra mosquitos nas janelas também ajudam a evitar a presença do inseto em casa, caso ele esteja em algum local próximo;

– O mosquito costuma picar as partes baixas por não conseguir, geralmente, voar a alturas grandes. Cobrir os membros inferiores impede a picada.

Quando contatar a Prefeitura?

Caso note qualquer criadouro de Aedes aegypti em seu imóvel, é muito importante eliminar a água do recipiente e higienizá-lo, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Depois disso, deve ser feito o correto armazenamento e manutenção do recipiente, para que não volte a ser um criadouro.

Se perceber criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, ou seja, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, é importante registrar a informação na Ouvidoria Municipal, por meio do telefone (11) 4595-0037 ou pelo WhatsApp (11) 94365-0037 (atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30). Ao fazer o contato, relate o problema e informe o endereço completo (com nome da via e número), para que as equipes técnicas sejam direcionadas ao local, avaliem-no e adotem as medidas cabíveis para sanar o problema.