Prefeitura de Várzea Paulista prepara um abrangente Plano de Álcool e Drogas

Saúde - Destaques Destaques Notícias

Intuito é estabelecer um trabalho coordenado e bem estratégico, para prevenir o uso, tratar os dependentes e promover reinserção social, redução do uso de entorpecentes e outras vantagens

Idealizado pelo Governo Municipal, o novo Plano Municipal de Álcool e Drogas de Várzea Paulista vem sendo estruturado desde 2023. A Prefeitura nomeou uma comissão intersetorial para planejar, junto dos servidores e usuários dos serviços municipais que administram, as ações a serem implantadas.

As Unidades Gestoras Municipais são as de Saúde; Educação; Desenvolvimento Social; Segurança Pública; Planejamento e Inovação; Esporte, Lazer, Cultura e Turismo. O objetivo é criar um plano abrangente, com políticas de cuidado efetivo que garantam a prevenção, tratamento, reinserção social, redução de ofertas e danos, além de uma nova legislação pertinente ao tema.

Após a atuação do gestor municipal de Saúde, João Paulo de Souza, que se empenhou na viabilização da comissão, foram realizadas algumas capacitações encampadas pela Unidade Gestora de Saúde, conduzidas pela coordenadora de Saúde Mental, Sandra Silvestrini. Terminadas essas formações, reuniões de cada pasta envolvida vêm sendo feitas desde novembro, junto das pessoas da população que usam os equipamentos públicos envolvidos com a temática do novo plano.

“Fizemos essas capacitações com os representantes de cada unidade gestora, para terem compreensão sobre políticas públicas, além das diretrizes de cuidado e prevenção do uso de álcool e drogas, antes desses encontros iniciados em novembro. Em 25 de janeiro, vamos juntar a produção final de cada órgão e produziremos um relatório final para a aprovação, que ainda não tem data definida, mas será feita o mais rápido possível”, explica a coordenadora.