Fique atento: Começou o alistamento militar obrigatório

Governo e Administração - Destaques Destaques Notícias Segurança Pública - Destaques

O alistamento militar vale para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024

Começou em 1° de janeiro o período de alistamento militar obrigatório em todo o país. Todos os jovens nascidos em 2006, ou seja, que completam 18 anos em 2024, deverão se alistar até o dia 30 de junho.

O alistamento pode ser realizado de maneira rápida e prática através do alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Junta Militar de Várzea Paulista, que fica no Espaço Cidadania. É necessário apresentar a Certidão de Nascimento, CPF e RG originais e comprovante de residência.

Vale destacar que os nascidos em 2006, que fizerem o alistamento até 30 de junho, concorrerão à seleção no 2º semestre de 2024, podendo servir em 2025 ou ser dispensado. O alistamento é gratuito.

Prejuízos do não alistamento  

Vale lembrar, que além da uma multa, quem não realizar o alistamento no período correto fica em débito com o Serviço Militar e não poderá:

  • Obter ou prorrogar validade do passaporte;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
  • Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
  • Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
  • Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
  • Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
  • Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

O recrutamento é um ato gratuito e obrigatório, e deve ser realizada uma única vez no município da residência do cidadão. 

O Espaço Cidadania fica na Avenida Ipiranga, 151 – Centro, com atendimento das 8 horas às 16 horas.