Várzea Paulista aumenta pontuação e consegue certificação no Município Verde Azul

Meio Ambiente - Destaques Governo e Administração - Destaques

Representantes da cidade participaram da solenidade, feita na terça-feira (19), que oficializou o resultado obtido: a categoria Qualificado I

Várzea Paulista saltou de 11,06 para 66 pontos no programa Município Verde Azul, em quase três anos da atual gestão municipal. A iniciativa estadual avalia, reconhece, premia e apoia as ações de gestão ambiental das prefeituras paulistas, como, por exemplo, combate a poluentes e coleta seletiva. O prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, e integrantes da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente estiveram no Palácio dos Bandeirantes (sede do Governo Estadual), na última terça-feira (19), para receber a certificação e o troféu, na categoria Qualificado I.

É a segunda maior categoria das três possíveis, concedidas de acordo com a pontuação obtida pelos municípios em grupos, definidos segundo a população de cada cidade. No evento, a administração estadual certificou outros 279 municípios; as 280 cidades se destacaram em meio às 412 participantes, por terem preenchido os critérios necessários para a obtenção da certificação em uma das três categorias: Certificado, Qualificado I e Qualificado II.

“As empresas do município podem usar essa boa pontuação como um diferencial que certifica o município como ecologicamente responsável, e isso abre algumas portas. Além disso, todos os municípios que conseguem essas certificações têm prioridade para receber investimentos ambientais por parte do Estado, justamente por comprovarem que possuem gestão ambiental e planejamento sustentável qualificados”, explica o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Afonso.

Em suas redes sociais, o prefeito agradeceu o reconhecimento expressado pelo Governo Estadual e enalteceu o trabalho da pasta ambiental, por ter elevado tanto a pontuação, em apenas três anos. Também representaram a cidade o coordenador de Licenciamento Ambiental, Rafael Tamberlini, o engenheiro ambiental, Pedro de Amorim, dois interlocutores do programa no município, e o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João José de Lima.

Por meio do programa, o Estado oferta capacitações e suporte técnico aos Municípios, iniciativas baseadas em temas estratégicos como Educação Ambiental, Uso do Solo e Gestão das Águas.